31 de março de 2008

Começou o 3º período escolar
no Agrupamento de Escolas

Começaram hoje as actividades escolares do terceiro período do ano lectivo 2007/2008 no Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide.
No caso do pré-escolar as actividades desenvolvem-se até ao dia 7 de Julho. Quanto ao
1º Ciclo (Castelo de Vide e Póvoa e Meadas) e aos 2º, 3º Ciclos e Ensino Recorrente (12º ano) o calendário lectivo vai até 24 Junho; no dia 11 Junho realizam-se os exames nacionais do 9º ano estando ainda por definir os do 12º ano. © NCV

PRACE propõe o encerramento
do Serviço Local de Finanças

Já não parece haver dúvidas: a repartição de Finanças de Castelo de Vide vai ser extinta. Tal como outros 15 SLF (Serviços Locais de Finanças) no distrito de Portalegre. Assim o indica o relatório final da Comissão Técnica do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE), elaborado em 2006 e agora publicado na página da Internet do Ministério das Finanças e da Administração Pública (MFAP).

De 15 para 3 serviços

A região Norte do Alto Alentejo ficará de futuro servida apenas por três serviços: um para 6 concelhos (Gavião, Nisa, Crato, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre), outro para 5 (Ponte de Sor, Mora, Avis, Alter do Chão e Fronteira) e o último para 4 (Monforte, Arronches, Elvas e Campo Maior).

Évora e Beja

Em Évora, a previsão engloba a extinção de 9 SLF e a criação de 4: um para Évora, outro para Alandroal, Reguengos de Monsaraz, Portel e Mourão, o terceiro para Borba, Redondo e Vila Viçosa e o quarto para Vendas Novas, Montemor-o-Novo e Viana do Alentejo.

Quanto a Beja as propostas passam pela extinção de 10 e a existência de 4: um para a sede de distrito, outro para Ourique, Castro Verde, Mértola e Almodôvar, um terceiro para Vidigueira, Alvito, Cuba, Ferreira do Alentejo e Aljustrel e o quarto para Serpa, Moura e Barrancos. O Litoral Alentejano poderá ficar servido por 3 SLF, agrupando Alcácer do Sal e Grândola, Odemira e Sines e um último em Santiago do Cacém.

Direcção Regional de Finanças (DRF) para o Alentejo

Em termos nacionais, o relatório propõe a extinção de 9 das actuais Direcções de Finanças e a transformação das restantes 13 em Direcções Regionais, assim como o fecho de 121 Serviços Locais de Finanças. Está prevista uma Direcção Regional de Finanças (DRF) para o Alentejo, com a extinção das respectivas direcções distritais, e outra para a Península de Setúbal.

Luís Rodrigues, deputado do PSD eleito por Setúbal, evidenciou à Lusa as suas preocupações pelo facto de 32 dos 47 Municípios do Alentejo poderem perder as suas Repartições de Finanças se estas propostas forem implementadas. O deputado considera que, a concretizarem-se, tais medidas serão "mais graves" do que "na maior parte do território nacional", pois, "as distâncias a percorrer pelas populações são muito maiores".

"Numa região em que os aglomerados urbanos são muito afastados, os transportes públicos que os interligam quase inexistentes e onde a população está muito envelhecida, considero esta proposta inadmissível", sublinha. © NCV

Deputados perguntam “qual a estratégia
da CP em relação ao ramal de Cáceres?”

Atendendo a que “o Lusitânia Comboio Hotel que faz a circulação Lisboa-Madrid, deixou de circular no dia 24 de Janeiro de 2008” e “tendo por base a utilização daquele comboio por turistas que fazem o seu acesso a Portugal por aquela via” os deputados Miranda Calha e Ceia da Silva inquiriram o Governo, através do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações sobre “para quando se prevê a reabertura da ligação Lisboa-Madrid através do Lusitânia Comboio Hotel?” e sobre “qual a estratégia da C.P. em relação ao ramal de Cáceres?”.
Estratégia dos CTT
Os deputados socialistas querem também saber “qual a estratégia da dos CTT em relação aos seus balcões no Distrito de Portalegre” e “para quando a resolução do Balcão dos CTT no Gavião?”, cuja gestão já foi assumida pela Junta de Freguesia local.

Construção de lares no Distrito

Por outro lado, tendo em conta a necessidade de construção dum lar para idosos na freguesia de Amieira do Tejo, os 2 deputados pediram ao Governo, através do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que esclareça quando haverá “uma decisão em relação ao pedido de subsídios apresentado pela Santa Casa da Misericórdia de Amieira do Tejo para construção dum lar para idosos naquela freguesia” e também “qual a estratégia do Ministério em relação à construção de lares no Distrito de Portalegre”.

“Call-center” da Segurança Social
O mesmo Ministério foi ainda alvo de um outro requerimento parlamentar sobre a possibilidade de localização em Portalegre do “call-center” da Segurança Social recentemente anunciado para o interior do país. © NCV

Torneio de Futsal (não federados)
começa a 11 de Abril

Acaba de ser anunciado que o Torneio de Futsal (não federados) de 2008 começa a 11 de Abril; as inscrições decorrem até ao dia 6 de Abril no Pavilhão Municipal de Castelo de Vide.
Haverá dois escalões: o A para jogadores nascidos até 1978 e o B para os nascidos entre 1979 e 1991.

A organização é da Câmara Municipal de Castelo de Vide, da Associação Desportiva de Castelo de Vide, da Casa do Povo e do Inatel.
© NCV

“Clube de Leitura Portuguesa” até Maio
na Biblioteca Pública de Cáceres

A Biblioteca Pública de Cáceres está a organizar desde Fevereiro e até Maio um “Clube de Leitura Portuguesa” todas as terças-feiras ao final da tarde para fomentar o conhecimento do idioma português na capital da vizinha Extremadura.
Para além de promover uma aproximação à leitura da língua portuguesa a intenção desta iniciativa – coordenada por Sandra Celia Hurtado Cardoso - é também a de dar a conhecer a cultura e a história do nosso país na vizinha Extremadura.
Estas jornadas são gratuitas e têm lugar na Biblioteca Pública "Antonio Rodríguez Moñino/María Brey" sendo dirigidas a jovens com mais de 18 anos e com um nível de conhecimento médio ou médio alto da língua portuguesa, que lhes permita ler e praticar o idioma.
Para aceder a estas jornadas apenas é necessário que os participantes possuam cartão de leitor/a da biblioteca. As sessões quinzenais são práticas e participativas e a biblioteca proporciona gratuitamente os livros escolhidos para cada sessão e uma série de textos adicionais que permitam conhecer a história, a cultura e a forma de vida do nosso país. © NCV
Obter mais informação AQUI

Doçaria Conventual de 25 a 27 de Abril
no Convento de Santa Clara em Portalegre

De 25 a 27 de Abril vai decorrer em Portalegre, no Claustro do Convento de Santa Clara, mais uma eduição - a VIII - da Feira de Doçaria Conventual, um evento organizado pela Câmara Municipal de Portalegre. © NCV


Triângulo Turístico promove-se na Feria Multicáceres 2008

O Triângulo Turístico (Castelo de Vide – Marvão - Portalegre) e a Associação Comercial de Portalegre vão estar presentes na Feria Multicáceres 2008, que decorrerá no Recinto Ferial de Cáceres, de 3 a 6 de Abril de 2008.

A presença norte alentejana será apresentada em Conferência de Imprensa que se realizará no próximo dia 1 de Abril, na Sala do Capítulo da Câmara Municipal de Portalegre, pelas 17:30h.

Presença de Castelo de Vide

Entretanto, o NCV apurou que Castelo de Vide vai aproveitar para divulgar e promover as potencialidades turísticas do Concelho na 8ª Feira Multi-Cáceres. Para além do stand promocional haverá actuações do Rancho Folclórico Folclórico de Nossa Senhora da Alegria.

Sabor e Turismo Rural

A feira bianual Multicáceres abrirá as suas portas, de 3 a 6 de Abril de 2008, no recinto de feiras da cidade de Cáceres. Sempre das 11 às 21 horas; as entradas custam 3,50 Euros.

Contará com dois salões temáticos: um do Sabor dedicado aos produtos de denominação de origem e a empresas de alimentação em geral e outro de Turismo Rural. Este ano haverá uma presença maior de empresas portuguesas. © NCV

Wraygunn e Colleen inauguram
programa de Abril do CAEP em Portalegre

O Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre começa o seu programa de Abril com dois novos espectáculos musicais que prometem fazer as delícias dos amantes desses géneros musicais.
Na próxima Sexta-Feira, dia 4 de Abril, sobem ao palco do Grande Auditório do CAEP os portugueses Wraygunn (www.wraygunn.com/). Esta banda de Coimbra composta por 7 elementos (Paulo Furtado, Raquel Ralha, Sérgio Cardoso, Francisco Correia, Pedro Pinto, João Doce e Selma Uamusse) vem a Portalegre “espalhar” a força do seu novo disco, Shangri-La. Este novo disco dos Wraygunn misturou o soul com o gospel, o funk, o rock e os blues, cujo resultado final foi um conjunto de 13 canções. No dia seguinte, 5 de Abril, será a vez da artista francesa Colleen (www.colleenplays.org/), subir ao palco do Pequeno Auditório do CAEP. Colleen regressa a Portugal (onde esteve em 2006) e inicia a sua tournée dia 3 de Abril, em Coimbra, passa por Braga e Portalegre e termina em Lisboa. O seu terceiro álbum, "Les Ondes Silencieuses", foi lançado em 2007, centrando-se em instrumentos raramente ouvidos na música contemporânea, como a viola de Gamba e o spinet (uma pequena harpa). Colleen não gosta de utilizar elementos pré-gravados nos seus espectáculos ao vivo e, como tal, apresenta um repertório específico, composto, essencialmente, por instrumentos acústicos. Colleen promete um espectáculo diferente, misturando elementos acústicos e tecnologias modernas.
Inaugurado a 12 de Junho de 2006 na Praça da República, em Portalegre, o CAEP é um espaço constituído por dois auditórios (um Pequeno, com plateia, e um Grande, com plateia e balcão) e um Espaço Café-Concerto (“Quina das Beatas”) que, nos últimos tempos, se tem assumido como o espaço-revelação de bandas nacionais e estrangeiras. Desde a sua inauguração, tem sido palco de grandes espectáculos nacionais e internacionais, correspondendo aos gostos do mais variado público. © NCV

30 de março de 2008

Reportagem da SIC
sobre a "Páscoa em Castelo de Vide"



Reportagem vídeo da SIC sobre a "Páscoa em Castelo de Vide" com 2 minutos e 29 segundos, emitida pela primeira vez em 23 de Março de 2008.

29 de março de 2008

CASTELO DE VIDE NA IMPRENSA

Valnor inaugura unidade para valorização de RCD
AmbienteOnline
Além desta estação, encontra-se já terminada uma infra-estrutura idêntica, localizada em Castelo de Vide. Em fase final de construção estão as unidades de ...
Ambiente: Ministro apresenta novo regime jurídico de resíduos de ...
RTP
De acordo com o responsável, Campo Maior, Avis, Ponte de Sor e Castelo de Vide já estão dotados de estações do género, estando a VALNOR a avançar com ...
(Siga os links dos títulos para ler as notícias/artigos)

“Energias Renováveis e Ambiente”
na 11ª Semana de Engenharia da ESTG/IPP

A Área de Engenharia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre e a Associação de Estudantes da ESTG/IPP vão organizar, de 31 de Março a 4 de Abril, a 11ª Semana de Engenharia. Este ano sob o mote “Energias Renováveis e Ambiente”.
Com este evento “pretende-se proporcionar um espaço aberto de reflexão e discussão entre docentes, alunos e restante comunidade sobre vários temas relacionados com a Engenharia, através do diálogo e da partilha de experiências com várias personalidades que irão estar presentes”, de acordo com os termos de um comunicado emitido pelos organizadores.
Nuno Crato abre e Jorge Buescu encerra

A iniciativa conta, este ano, com a participação de duas personalidades de peso do panorama científico nacional: o Professor Nuno Crato, docente do ISEG, personalidade com trabalho reconhecido no campo do ensino da Matemática aplicada à economia, e o Professor Jorge Buescu, investigador do IST e autor de livros e artigos aproximando a ciência do cidadão. O primeiro estará na sessão de abertura no dia 31 de Março da parte da tarde e Jorge Buescu participará na sessão de encerramento no dia 4 de Abril, de manhã.

Procurando satisfazer públicos diversos e trazer à conversa os actuais desafios da engenharia, haverá “um segundo dia dedicado a diversas formas de energia renovável: eólica, das ondas, fotovoltaica, etc.”.

Na quarta-feira está reservada a manhã para falar sobre Matemática e a sua importância para a formação, em geral, e dos engenheiros, em particular. Na tarde desse dia 2 de Abril a organização pretende “trazer à ESTG ex-alunos e saber quais os caminhos que escolheram para as suas vidas, assim como as experiências por que passaram”.

Por outro lado, as novas exigências regulamentares para o estudo térmico dos edifícios e as questões ambientais estarão presentes na manhã de quinta-feira, ficando a tarde reservada para a apresentação de trabalhos por parte de docentes e alunos da Escola.

Três concursos temáticos

Estão previstos três concursos temáticos, com prémios para os três primeiros classificados. O mais prestigiado e conhecido, onde a ESTG foi pioneira, é o das Pontes de Esparguete, em que todos os anos se batem novos recordes. Depois de seleccionadas as pontes que serão colocadas à prova (análise do cumprimento do regulamento), tem lugar uma sessão pública, muito participada, em que se verifica qual a resistência de cada estrutura a concurso. O segundo concurso tem a ver com a energia e pretende recolher soluções para a racionalização nas instalações da ESTG/IPP. Um terceiro concurso apela aos conhecimentos de informática dos participantes.

Para além de um Pedipaper, aberto à participação das Escolas Secundárias, na temática da Matemática, Química e Física, elaborado de acordo com os programas dos 11º e 12º anos, estão ainda previstos alguns momentos musicais, exposições técnicas e formação, no decurso do evento. © NCV

28 de março de 2008

Portalegre acolheu XI Encontro Nacional
– “A Matemática nos Primeiros Anos”

Portalegre acolheu durante dois dias (27 e 28 de Março), na Escola Superior de Educação, o XI Encontro Nacional de Professores do 1º Ciclo e Pré-Escolar – “A Matemática nos Primeiros Anos”. Organizado pela Associação de Professores de Matemática e pela Escola Superior de Educação de Portalegre, o Congresso integrou-se nas actividades do Grupo de Trabalho do 1º Ciclo da APM, pretendendo os seus organizadores que este encontro anual “seja antes de mais um espaço de reflexão sobre aspectos actuais da educação e mais especificamente da Educação Matemática nos primeiros anos”. © NCV

27 de março de 2008

Exposição pedagógica sobre o Teatro
na Biblioteca Municipal até 27 de Abril

Sob o título “O Que é o Teatro?” está patente desde hoje, Dia Mundial do teatro, na Biblioteca Municipal Laranjo Coelho de Castelo de Vide uma exposição pedagógica sobre o teatro. São 25 cartazes que percorrem as paredes da Biblioteca local e esperam pela visita de residentes e visitantes até ao próximo dia 27 de Abril.
Integrada na Acção de Grande Envolvimento Nacional/AGEN- Território Artes, cuja edição de 2008 é dedicada ao Teatro, esta exposição "O Que é o Teatro?" pretende, através de imagens e texto, “abordar de forma pedagógica o Teatro, a sua expressão ao longo do tempo, os interpretes, os autores, os textos, os públicos, os aspectos sociais e os espaços de representação”.
Concebida como objecto de grande divulgação, com o propósito de atingir um público alargado e não familiarizado com o teatro, a exposição apresenta-se como um suporte de referência para o público jovem e escolar.
A exposição é uma produção da Direcção-Geral das Artes do Ministério da Cultura que tem como “comissária científica Maria João Brilhante, do Centro de Estudos de Teatro. © NCV

24 de março de 2008

Atelier de Música durante 2 dias
no Centro Municipal de Cultura

Com o Professor Luís Fonseca, no dias 25 e 26 de Março entre as 15 às 17 horas no Centro Municipal de Cultura para todos a partir dos 8 anos de idade. Piano, órgão, acordeão, guitarra acústica, guitarra semi-acústica, flauta e outros instrumentos tradicionais. A não perder.

FOTOREPORTAGEM:
Missa da Ressurreição
na manhã do Domingo de Páscoa

Fotos © Manuel Isaac/Alto Alentejo

FOTOREPORTAGEM:
Procissão da Ressurreição

Fotos © Manuel Isaac/Alto Alentejo

PÁSCOA 2008: Agenda do Dia do Município
e da Festa de Nossa Senhora da Luz

Dia do Município - Inauguração das obras de requalificação do Lar de Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas
Romagem à Senhora da Luz
12.00h – Missa na Capela da Senhora da Luz
18.00h - Procissão

23 de março de 2008

Curiosidades: Páscoa tão cedo
só daqui a 220 anos, em 2228!

Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida! A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818. Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.
E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (apenas os mais velhos do que 95 anos!) pois a última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.
De facto, a próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (no dia 23 de Março) será daqui a 220 anos, no ano 2228.
E na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será apenas daqui a 277 anos, no ano 2285.
A Páscoa é sempre no primeiro Domingo depois da primeira lua cheia depois do equinócio de Primavera (20 de Março).
Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano. © NCV

PÁSCOA 2008:
Agenda do Domingo da Ressurreição

10.30h – Cumprimentos das "forças vivas" aos representantes do Município, nos Paços do Concelho 11.30h – Procissão da Ressurreição. Integra os estandartes das forças vivas do Concelho.
12:00 - Missa solene na Matriz celebrada pelo Padre Vítor Melícias.
Após a missa serão prestados votos de "Boas Festas" ao Município junto ao Pelourinho.
16.30h – Actuação do Grupo de Folclore “Juellega Extremeña” de Valência de Alcântara no Lageado