28 de agosto de 2013

Universidade de Verão do PSD:
ontem foi dia de ambiente, energia,
Constituição e programa de ajustamento




Depois das apresentações e boas-vindas de segunda-feira, o dia de ontem na Universidade de Verão (UV) do PSD foi já para trabalhar a sério.

Pela manhã houve uma aula sobre Ambiente e Energia pelo ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, que após a ‘lição’ – e à margem da UV - falou aos jornalistas para dizer que «é importante que os partidos, os órgãos de soberania, a sociedade em geral se mobilize para uma estratégia de responsabilidade orçamental de médio e longo prazo». O governante defendeu que a vida «não termina com o memorando de entendimento, muito pelo contrário», mostrando esperança que os seus efeitos perdurem nos «próximos dez anos».
Briefing sobre a Constituição 
O início da tarde foi dedicado a um briefing sobre a Constituição da República Portuguesa com Tiago Duarte, professor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, ao qual se seguiu uma aula sobre o programa de ajustamento em Portugal ministrada pelo secretário de estado adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas. Na ocasião, o governante afirmou que nada tem “contra” a dívida, sustentando que “é necessária” nas empresas, uma vez que “sempre se trabalhou com dívida”. No entanto, “aquilo que a dívida não pode ser é uma dívida em excesso. Como tudo na vida, nada em excesso é bom”, sublinhou.
Desafios e oportunidades de empreender em Portugal
O primeiro jantar-conferência contou com José António Salcedo, licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade do Porto, e com os graus de mestrado e doutoramento pela Universidade de Stanford, Califórnia. O professor, atualmente a trabalhar na Noruega, falou com os jovens da UV essencialmente sobre responsabilidade e também acerca dos desafios e oportunidades de empreender em Portugal.
O dia de hoje
Esta quarta-feira o programa inclui uma aula com o deputado Carlos Coelho, diretor da UV, e Rodrigo Moita de Deus, da Comissão Política Nacional do PSD, e mais tarde uma outra a cargo do professor António Barreto. 

O dia terminará com novo jantar-conferência com Pedro Reis, presidente da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. © Ana Nunes/NCV




















Sem comentários: