9 de novembro de 2015

Vaivém Oceanário estaciona na Praça D. Pedro V
a partir de amanhãe até sábado

De 10 a 14 de Novembro, o Vaivém Oceanário, projeto de Educação Ambiental em Movimento, vai estar no município de Castelo de Vide, na Praça Pedro V. O Oceanário de Lisboa convida a população de toda a região a participar em atividades lúdicas e educativas, de acesso gratuito, que exploram o novo mapa "Portugal é Mar", uma proposta que apresenta o país com um território marítimo 40 vezes superior ao terrestre.
Os "marinheiros" do ensino pré-escolar, 1º e 2º Ciclos, vão descobrir a diversidade de espécies que habitam no território marinho nacional. Os "exploradores" do 3º ciclo e Secundário e o público em geral, vão "navegar" por atividades relacionadas com a literacia azul e com a consciência ecológica. A "viagem" pela multiplicidade de bens e serviços que os oceanos oferecem vai permitir descobrir e compreender a importância dos habitats marinhos, bem como o valor que estes têm para o planeta e para todos nós.
No dia 12 de outubro pelas 17h30, professores e educadores vão poder participar num workshop que dará a conhecer um Portugal mais "azul", com um território marítimo de potencial único. Esta formação tem como objetivo dotar os profissionais de educação de ferramentas e conhecimentos relativos à literacia azul, que sirvam de complemento à programação do sistema educativo, apostando na valorização dos oceanos, enquanto fator de diferenciação e de construção de uma nova identidade nacional, mais ecológica, mais azul.
O Vaivém, o projeto de responsabilidade social do Oceanário de Lisboa, viaja há uma década pelo país com a missão de sensibilizar a população para a conservação dos oceanos. Mais de 175 mil portugueses participaram em atividades que exploram um "mar de oportunidades".
O município de Resende será o próximo "porto" a receber o Vaivém Oceanário, de 24 a 28 de Novembro. © CMCV/NCV
Programa
Escolas: 10 a 13 de Novembro – 9h30 às 12h30 e 14h às 17h
Workshop para professores: 12 de Novembro – 17h30
Público em geral: 14 Novembro – 10h às 13h e 14h30 às 17h30

Sem comentários: