25 de agosto de 2016

Grupo de Amigos promove apresentação do livro
“A Vide e o seu Castelo” de Ruy Ventura
no quadro das Jornadas Europeias do Património

Clicar na imagem para ampliar.
A apresentação e lançamento do livro “A Vide e o seu Castelo”, da autoria do poeta e investigador Ruy Ventura terá lugar no próximo dia 24 de Setembro ao final da tarde no Salão Nobre dos Paços do Concelho. 

O trabalho incide sobre a toponímia, a história e heráldica de Castelo de Vide, com referências também a Marvão e à Ammaia, é dado à estampa pelo Grupo de Amigos de Castelo de Vide (sob a chancela da Editora Licorne) e conta com o apoio dos Municípios de Castelo de Vide e Marvão e das Juntas de Freguesia da sede do concelho e de Póvoa e Meadas.
A iniciativa marca também mais uma participação ativa de Castelo de Vide, atrvés do Grupo de Amigos, nas Jornadas Europeias do Património em cuja agenda nacional foi devidamente inscrita.
Este trabalho de Ruy Ventura resulta de vários anos de investigação e segundo o próprio autor, estuda “as origens do topónimo "Castelo de Vide", restituindo-o à sua racionalidade semântica, com origem nos falares semitas-fenícios pré-romanos e com reinterpretações latinas, moçárabes e judaico-cristãs”. 
“Aproveitando a boleia, estuda também alguns aspetos da religiosidade da vila onde nasceu Garcia de Orta, nomeadamente aqueles que moveram a heráldica desse município” e são.ainda frequentes as referências ao vizinho concelho de Marvão.
A obra está dedicada à também poeta e investigadora Maria Guadalupe Alexandre e onstitui, segundo o próprio autor, “uma homenagem aos cristãos-novos dessa vila, aos seus vultos maiores (Garcia de Orta, frei Paulino da Estrela, Francisco Bugalho, Cristovam Pavia e Salgueiro Maia)”. © NCV

Sem comentários: