20 de setembro de 2016

Bronze figurativo romano descoberto na Ammaia:
Hércules envolvido na pele do leão de Nemeia

Foi encontrado na passada semana nas escavações em curso na Cidade Romana de Ammaia um pequeno bronze figurativo romano.

Segundo os responsáveis da Fundação Ammaiam, trata-se de uma "figura masculina, juvenil, envolvida em uma pele de leão. Um orifício na retaguarda indica que estaria destinado e fixar-se em algum outro objecto ou elemento".
"A descodificação iconográfica parece clara. Trata-se de uma representação juvenil de Hércules, envolvido na pele do temível leão de Nemeia. 
Matar o leão de Nemeia, o maior leão do mundo de pele resistente às investidas das armas, constituiu o primeiro dos doze trabalhos de Hércules, como a tradição helenística transmite. Por ser o primeiro trabalho, é natural que o Herói seja representado com feições juvenis e o facto de não ostentar qualquer outro atributo sugere que se pretende justamente evocar o momento após a realização do primeiro trabalho".
"Para a identificação de paralelos e dados de natureza cronológica, só um mais aturado trabalho de investigação poderá aclarar", adianta a Fundação, para quem "apresentar já devidamente limpo e tratado um artefacto arqueológico metálico poucos dias depois da sua retirada do terreno só é possível pelo excelente Laboratório de Conservação e Restauro da Fundação Cidade de Ammaia, mantido pelas ainda mais excelentes técnicas que nele trabalham". © NCV



Sem comentários: