12 de outubro de 2016

Criada com sede em Castelo de Vide
a Rede Internacional da História das Pequenas Cidades
– António Pita membro do Conselho Consultivo

DSC 0636
As Jornadas Internacionais de Idade Média que tiveram lugar em Castelo de Vide de 6 a 8 de Outubro vão ter continuidade, em termos anuais.
Entretanto, no rescaldo do evento, e segundo nota ontem publicada pela Câmara Municipal no seu site oficial (publicada abaixo), fica a decisão de criação de uma Rede Internacional da História das Pequenas Cidades, cuja sede será em Castelo de Vide. O Presidente da Câmara António Pita será membro do respetivo Conselho Consultivo. 
“Decorreram em Castelo de Vide as Jornadas Internacionais de Idade Média, entre os dias 6 e 8 de Outubro. Nesta primeira edição, o papel das pequenas cidades na construção da Europa Medieval foi o tema debatido por reputados investigadores portugueses, espanhóis, franceses, ingleses e alemães. A organização do evento esteve a cargo do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa e da Câmara Municipal de Castelo de Vide”.
“Para além dos cerca de 50 comunicantes, estiveram presentes três conferencistas de renome, no âmbito da investigação do período medieval: Jean-Luc Fray, José Gutiérrez González e Peter Clark. Como contributo à vila acolhedora do evento, esta foi abordada em duas sessões: Castelo de Vide na Idade Média, Vila de Fronteira – abordagens multidisciplinares; e a virtualização das pequenas cidades medievais – a preservação patrimonial”.
“No final da edição, foi comunicado aos participantes a continuidade do evento, que terá uma periodicidade anual. Espaços e poderes na Europa Medieval foi o tema anunciado para debate das próximas Jornadas. Do evento resultou também a criação de uma Rede Internacional da História das Pequenas Cidades, que terá sede em Castelo de Vide e integra o Presidente da Câmara de Castelo de Vide António Pita como Membro do Conselho Consultivo”. © CMCV/NCV
DSC 0684
DSC 0697
DSC 1021
DSC 1042

Sem comentários: