10 de outubro de 2016

Investigadores da C3I-IPPortalegre colaboram
no desenvolvimento de novo produto
para a empresa PECplus, Lda (Vaiamonte)

A empresa Pecplus, Lda apresentou a última versão do seu produto PECmanga, na Feira Agrícola de Portalegre que decorreu nos dias 30 de Setembro, 1 e 2 de Outubro, concretizando para o mercado agrícola a mais recente tecnologia no que diz respeito à separação de animais.
João Paulo Crespo, Diretor Geral da empresa, com sede em Vaiamonte, concelho de Monforte, valoriza o facto de este ser um produto totalmente nacional, desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico de Portalegre, através da C3i (Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e Inovação do Instituto Politécnico de Portalegre).
O sistema permite tirar partido dos identificadores por rádio frequência presentes nos animais, construindo bases de dados de informação para a gestão pecuária. Com base nessa informação, o sistema decide a porta para onde o animal deve ser encaminhado; permite, ainda, entre outras funções, encontrar e separar um animal; fazer a conferência do rebanho; separar os machos das fêmeas; separar animais por parâmetros produtivos, estado reprodutivo ou outro qualquer parâmetro zootécnico.
Tarefas que antes poderiam demorar dias, com esta tecnologia passaram a demorar minutos. O sistema permite desenvolver as diversas tarefas de forma automática e sem esforço para o operador ou para o animal.
A Pecplus está, desde o final do ano de 2015, instalada na BioBIP (Bioenergy and Business Incubator of Portalegre – Campus Politécnico), sendo este produto um bom exemplo da capacidade da C3i em fazer investigação aplicada às necessidades concretas do mercado.
Valentim Realinho, investigador da C3i e coordenador do Núcleo de Computação, Design e Marketing, refere que este foi um projeto multidisciplinar, envolvendo diversas áreas do saber, desde a Engenharia Informática e Eletromecânica até ao Design e contou com a participação de diversos investigadores e diplomados do Instituto Politécnico de Portalegre. © NCV

Sem comentários: