18 de outubro de 2016

Rede de Judiarias e Câmara Municipal organizam seminário no quadro do projeto Rotas de Sefarad

Clicar na imagem para ampliar.
A Rede de Judiarias de Portugal e Câmara Municipal de Castelo de Vide organizam nos dias 20 e 21 de Outubro (5ª e 6ª feira) um seminário sobre “Projetos, métodos e experiências: Disseminação de narrativas dos grupos minoritários dentro da memória dos grupos maioritários”.
Este evento é seguido imediatamente por um Encontro Ibérico de Cidades Judaicas na 6ª feira e no sábado (vd notícia em separado).
Este seminário de dois dias irá abordar questões relacionadas com a divulgação e o ensino de narrativas de minorias dentro do contexto da história de um país. O seminário faz parte do projeto subvencionado pelo EEE denominado Rotas de Sefarad.

O holocausto norueguês

No primeiro dia, os oradores apresentarão diferentes perspetivas e métodos para transmitir e comunicar histórias da Noruega ocupada: a destruição de uma comunidade local no oeste da Noruega e a deportação dos judeus noruegueses durante a Segunda Guerra Mundial. A realizadora do documentário “Nina's children” (As crianças de Nina) apresentará os seus métodos de coleção e documentação de relatos de testemunhas oculares do holocausto norueguês.

Recursos digitais na promoção da história

No segundo dia, vários oradores abordarão a forma como os recursos digitais podem ser utilizados para promover a História de novas formas, explorando a forma como são integradas (ou não integradas) narrativas diferentes na história de um país. O dia termina com um workshop sobre um método/material de ensino denominado cartões de memória. O objetivo deste método é possibilitar que os participantes reflitam sobre o porquê e como eventos passados devem ser compreendidos e lembrados, bem como abordar eventos passados através de algo tangível no presente. © NCV

Sem comentários: