16 de novembro de 2016

33ª Feira da Castanha atraiu a Marvão
cerca de 15 mil visitantes em dois dias

A 33ª edição da Festa do Castanheiro - Feira da Castanha de Marvão, que decorreu no passado fim-de-semana (dias 12 e 13 de Novembro), atraiu cerca de 15 mil visitantes, de diversos pontos do País e da Extremadura Espanhola, tendo sido, uma vez mais, um verdadeiro sucesso.
Durante dois dias, a vila de Marvão transformou-se numa grande mostra de produtos locais e regionais. Nos Largos do Terreiro, de Santa Maria, do Pelourinho e do Espírito Santo, ficaram instalados quatro tradicionais magustos, que serviram centenas de litros de vinho e várias toneladas de castanhas.
O evento de referência, do concelho de Marvão, arrancou na manhã de sábado, na Tenda dos Produtores Locais, com a atuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Santo António das Areias e a Bênção da Castanha, a cargo do Padre Marcelino Marques.
A inauguração oficial da Feira da Castanha de Marvão contou com a presença dos deputados Luis Testa e Cristóvão Crespo, e do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva.
No certame, os visitantes puderam apreciar uma exposição temática dedicada à castanha e ao castanheiro, ver artesãos a trabalhar ao vivo, e adquirir todo o tipo de produtos hortícolas, frutos secos, enchidos, queijos, vinhos, licores, azeite, mel, compotas e doces com castanha.
Ao longo do fim-de-semana, os visitantes puderam ainda assistir a diversos espetáculos de animação circense e música popular portuguesa, com as atuações de José Malhoa, Kumpania Algazarra, Cabra Cega e Cant’Areias.
Tal como se tem verificado nos últimos anos, os produtores locais que estiveram presentes na Feira da Castanha escoaram grande parte dos seus produtos, e as unidades de alojamento e restauração do concelho registaram taxas de ocupação muito próximas dos 100%. O que demonstra a importância socioeconómica deste evento para o concelho.
Por último, já se pode marcar na agenda. Em 2017, a 34ª Festa do Castanheiro - Feira da Castanha de Marvão realiza-se nos dias 11 e 12 de Novembro. © NCV

Sem comentários: