19 de novembro de 2016

Proposta municipal de fim de semana:
três miradouros de Castelo de Vide

Aproveitando o Outono, a “proposta de fim-de-semana” divulgada pela Câmara Municipal no seu site “é admirar Castelo de Vide a partir de alguns miradouros que, certamente, despertarão em si vontade de descobrir esta vila”.
“Se um miradouro deve ser um lugar aprazível para o regalo dos nossos olhos, para a meditação e devaneio do espírito, estes lugares constituem lugares privilegiados”.
Igreja de Nossa Senhora da Penha
“Do ponto mais alto da Serra de São Paulo vemos a Igreja de Nossa Senhora da Penha. Esta igreja remonta ao séc XVI. Sobranceira à vila, a escadaria leva-nos ao topo de onde a vista é única. A meio da escadaria, sente-se, e leia os dizeres da pedra e peça três desejos:
"Cadeirinha de Nossa Senhora,
Cadeirinha do meu bem,
Onde Nossa Senhora se sentou,
Sento-me eu também”
“O interior da igreja é pequeno. Com planta circular, tem nave trapezoidal e o teto com abóbada de berço. O altar está colocado na parede oeste, é de estilo barroco, e tem um nicho ao centro com a imagem da Senhora da Penha. Na parede norte existe uma pia em mármore para água benta. Tem ainda um arco de volta perfeita, com porta gradeada em ferro, que comunica com a capela-mor. Todo o conjunto é revestido de azulejos”.
Miradouro da Praça Alta, junto ao Forte de S. Roque
O Forte de S. Roque é um exemplo de arquitectura militar moderna abaluartada, constituído por quatro baluartes dispostos nos vértices de polígono interno que formam um retângulo cuja porta tem acesso a noroeste.
Manuel Azevedo Fortes mandou construir o forte entre os anos de 1705-1710, enquanto governador da Praça de Castelo de Vide.
O Forte de S. Roque, assim como toda a fortificação de Castelo de Vide, foram alvo de várias intervenções, a última das quais em 2002. O Forte encontra-se encerrado ao público mas a praça, sobranceira ao forte, permite vistas panorâmicas de encanto.
Jardim Miradouro Penedo Monteiro
Este Jardim Miradouro situa-se sensivelmente a meio da Estrada de Circunvalação, num sítio denominado Penedo Monteiro. Local privilegiado, aprazível, onde se pode admirar a vegetação e o casario envolventes.
Após um arranjo paisagístico nos anos de 1975/1976 este espaço conhecido por Penedo Monteiro integrou a classificação de Miradouro. Uma sebe de buxos, limitando o talude, espaços jardinados, escadas, fonte, relógio de sol, estrelas e um grande motivo central procurando a mais humilde e despretensiosa expressão rural de modo a conseguir uma integração ambiental natural.
Na retaguarda da fonte, foram ali colocadas algumas mesas e bancos em pedra de granito, servindo como parque de merendas, ou de lazer para os dias quentes de Verão ou mesmo Outonais, visto serem sombreados por frondosas árvores. © CMCV/NCV

Sem comentários: