24 de novembro de 2016

Rede Local de Intervenção Social
foi apresentada ontem em Castelo de Vide

DSC 0074 1600x1200
“Durante a manhã do dia de ontem, 23 de Novembro, decorreu, no Centro Municipal de Cultura de Castelo de Vide, a apresentação pública da Rede Local de Intervenção Social (RLIS) de Marvão e Castelo de Vide”. 
“Esta cerimónia contou, entre outras, com as presenças do Diretor da Segurança Social, Carlos Laranjo, do Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Marvão, Luís Vitorino, da Presidente da Direção do Lar de São Salvador da Aramenha, Maria do Céu Frutuoso, de técnicos das referidas instituições, dos responsáveis e técnicos das IPSS de Castelo de Vide, bem como do Comandante do Posto Territorial de Castelo de Vide da Guarda Nacional Republicana”.
Projeto do Lar de São Salvador da Aramenha
“A RLIS é um projeto promovido pelo Lar de São Salvador da Aramenha, enquanto entidade que detém o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social dos concelhos de Marvão e Castelo de Vide, e tem como finalidade realizar o atendimento das situações de vulnerabilidade social e/ou de emergência social, respondendo às necessidade sociais sentidas pela população abrangida pelo território de intervenção. A RLIS é, portanto, um modelo de organização, de uma intervenção articulada e integrada, de entidades públicas e privadas com responsabilidades no desenvolvimento da ação social, que tem como objetivos: garantir o acolhimento social imediato e permanente em situações de crise e/ou emergência social; assegurar o atendimento/acompanhamento social a agregados familiares em situação de comprovada carência económica; assegurar a coordenação eficiente de todos os meios e recursos que integram a rede; reforçar a plataforma de cooperação estabelecida com as instituições que localmente desenvolvem respostas sociais no âmbito da ação social”.
Apoio da Câmara Municipal
“Nas breves alocuções proferidas pelo Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, pelo Diretor da Segurança Social e pela Presidente da Direção do Lar de São Salvador da Aramenha, foi unânime o reconhecimento da importância deste projeto, a necessidade de intervenções concertadas que tirem partido do trabalho de cooperação em rede, numa lógica de plataforma colaborativa, e a importância do trabalho de proximidade e de articulação entre as instituições com responsabilidades na ação social. A este propósito o Presidente António Pita realçou que o apoio da Câmara Municipal, designadamente através do seu Gabinete de Ação Social, ao profícuo funcionamento desta Rede Local será incondicional e salientou que a articulação entre entidades, e consequentes sinergias, está facilitada, na medida em que se optou por localizar o atendimento do RLIS no mesmo edifício onde já está instalado o Gabinete de Ação Social do Município e o Serviço Local da Segurança Social”.
Os objetivos e os destinários
“Na apresentação efetuada pelas técnicas deste projeto foram dados a conhecer os objetivos e os destinatários desta iniciativa, a forma como se processam os atendimentos e, quando aplicável, os respetivos acompanhamentos sociais, tendo, neste âmbito, sido evidenciada a importância da articulação com as demais entidades. Desde o início do funcionamento da RLIS de Marvão e Castelo de Vide, no passado dia 3 de outubro, já foram efetuados atendimentos a 106 agregados familiares, de ambos os concelhos, tendo 63 sido remetidos para situação de acompanhamento social”.
“No concelho de Castelo de Vide, a RLIS está instalada no Centro Municipal de Cultura de Castelo de Vide, fazendo o atendimento às terças, quintas e sextas no horário das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00; a curto prazo será também efetuado o atendimento em Póvoa e Meadas na quinta-feira. Os contactos associados a este projeto são: telemóvel: 960462309 (24 horas por dia para os casos de emergência social) e correio eletrónico (rlis.lssa@sapo.pt)”. © CMCV/NCV
Vd mais notícias sobre este assunto AQUI.
DSC 0078 1600x1200

Sem comentários: