20 de dezembro de 2016

Por proposta do PS: passes escolares do secundário vão ser pagos integralmente a partir de Janeiro

A estrutura local do PS sublinha em comunicado que “viu finalmente aprovada a sua proposta de pagamento integral dos Passes Escolares aos alunos do secundário, a vigorar a partir de Janeiro de 2017”.
“O pagamento dos passes escolares tem subido, insistentemente, todos os anos à discussão por via dos vereadores e da bancada do PS na Assembleia Municipal, que reivindicam o facto da escolaridade ser hoje obrigatória até ao 12º ano”. 
“Não basta os alunos terem de se deslocar até Portalegre, as famílias têm sido também obrigadas a pagar ou comparticipar o passe escolar, que é ainda mais caro se os alunos viverem em Póvoa e Meadas”.
“É entendimento dos representantes do PS que compete ao Estado e em particular à Autarquia tudo fazer para assegurar igual tratamento entre cidadãos, numa questão importante e obrigatória como seja a Educação.
A Maioria PSD tem protelado esta decisão elementar, chegando mesmo o atual Presidente a contrapor números ficcionados, na ordem dos 200 mil euros, quando afinal o valor total rondará cerca de 18 mil euros”.
Para os representantes do PS, “as despesas de Educação devem ser vistas como investimento, e as famílias não devem ser castigadas com o custo da falta de serviços obrigatórios à população”.
“Esta revindicação de há muito, tornou-se fundamental desde que o Ensino Secundário passou a ser obrigatório e o seu custo recaiu em grande parte sobre as famílias. O pagamento integral do passe escolar, é no entender dos eleitos do PS uma deliberação da mais elementar justiça”. © NCV

Sem comentários: