18 de fevereiro de 2017

Marvão: “Comidas d’Azeite” apresentadas nos Galegos e encerradas no Porto da Espada

Clicar na imagem para ampliar.
O Município de Marvão promove, de hoje dia 18 de Fevereiro até Domingo 5 de Março, a 12ª edição das “Comidas d`Azeite”. Esta quinzena gastronómica dedicada aos “comeres do lagar” pretende “dinamizar a economia local, homenagear os produtores e mostrar a qualidade dos azeites produzidos no concelho”.
Amanhã, domingo dia 19, a partir das 15:30 horas, esta edição das Comidas d’Azeite é apresentada nos Galegos, com uma visita guiada pelo Lagar/Museu Melara Picado Nunes, onde se explicará o processo de extração, produção e a tradição do azeite alentejano. No final, poderão degustar-se os azeites de Marvão.
Clicar na imagem para ampliar.
São treze os restaurantes do concelho de Marvão que se associaram a esta edição das Comidas d´Azeite (vd folheto em separado nesta notícia). 
No concelho de Marvão, destino turístico e gastronómico de excelência, ainda existem extensas áreas de olival, de azeitona “galega”, colhida para dar origem a um “néctar dourado”, o azeite, de reconhecida qualidade.
Sob a chancela da marca “Marvão Bom Gosto”, ao longo desta Quinzena “o turismo alia-se à gastronomia, promovem-se os produtos endógenos do concelho, e as ementas dos treze restaurantes aderentes apresentam pratos tradicionalmente confecionados com azeite”.
Nos menus poderão ser encontradas iguarias como a açorda de poejo com azeite e alho, alhada de cação com azeite e coentros, bacalhau com todos, regado com azeite do Lagar, couvada de polvo com azeite cru à portuguesa, migas de coentros com febrinhas do alguidar fritas em azeite, galinha tostada à moda antiga, boleima com azeite, mel e nozes, ou tiborna com azeite e laranja.
Ento em Porto da Espada
Para dia 5 de Março (domingo), no Porto da Espada, está agendado um Mercado de Produtos Locais (11 horas) e o tradicional almoço convívio de encerramento das Comidas d’Azeite (13 horas), servido no recinto das festas, pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa “Portus Gladii”. A animação musical estará a cargo de Bários & Colarinhos.
Da ementa fazem parte, a azeitona galega temperada com azeite, o queijo fresco com azeite e orégãos, as couves com bacalhau do Lagar, as migas de pão com carne de porco frita em azeite, a laranja com mel, azeite e canela, ou a tiborna do Lagar. 
Inscrições no Posto de Turismo de Marvão (245 909 131), na Portus Gladii (966 445 022) e marcações de lugares até uma hora antes do almoço, pelos próprios inscritos. O preço é de 14 euros por pessoa. © NCV

Sem comentários: