15 de fevereiro de 2017

Ovibeja 2017 de 27 de Abril a 1 de Maio: promover a excelência como passaporte para a internacionalização

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
A Ovibeja 2017, que se realiza de 27 de Abril a 1 de Maio, dedica esta edição à Promoção Internacional dos Produtos Agro-Alimentares da região, como um dos temas principais do evento.
Sempre atenta à atualidade e aos desafios da agricultura, a Comissão Organizadora da Ovibeja está a preparar várias ações, interligadas entre diferentes espaços, dedicadas à promoção e processos de internacionalização dos produtos agro-alimentares do Alentejo. Esclarecer os produtores e empresários agrícolas, promover e facilitar contactos e partilhar estratégias são alguns dos propósitos da organização da feira. De acordo com a Comissão Organizadora da Ovibeja, “a promoção dos produtos agro-alimentares da região do Alentejoé uma temática incontornável numa altura em que os produtos da terra se têm revelado de grande importância para o País, com contributos significativos para a exportação e para o equilíbrio da balança comercial”.
Patente em diferentes áreas da grande feira do sul, a temática da internacionalização apresenta-se, como grande novidade, no “Espaço AgroAlentejoExport” com grande incidência nos produtos de origem animal, no potencial das raças autóctones, e do ecossistema do Alentejo como garante de qualidade dos produtos. Este espaço inclui também a programação de conferências, com a participação de peritos nacionais e internacionais.
Além do Espaço AgroAlentejoExport, a temática da internacionalização vai estar patente no Pavilhão da Pecuária e no Pavilhão Terra Fértil – Mostra de Inovação Agrícola e Agribusiness.
Já com provas dadas – classificado como o melhor do mundo – o Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, já na 7ª edição, tem como propósito estimular a cultura de excelência dos azeites nacionais como passaporte para a internacionalização.
A entrega dos prémios aos vencedores do concurso vai ser feita no dia 29 de abril na Arena do Azeite que vai ainda ser palco do II Simpósio Internacional de Azeite Virgem Extra. A iniciativa vai contar com a participação de diversos oradores e peritos nacionais e internacionais com conhecimento relevante nas áreas dos mercados e promoção internacional do azeite.
“Aumentar o conhecimento e a notoriedade dos nossos produtos de origem alentejana, contribuir com informação e ferramentas que permitam uma maior proximidade e acesso das empresas a mercados-alvo internacionais, dar a conhecer mecanismos inovadores de prospeção” são algumas das metas propostas. A promoção de iniciativas coletivas que potenciem a internacionalização de bens e serviços produzidos na região, alinhados com uma estratégia regional de especialização inteligente é outro dos objetivos traçados com vista a contribuir para a capacitação dos produtores e empresas para as exigências dos mercados internacionais.
Ao reunir o melhor de “todo o Alentejo deste mundo…e mais além!”, a 34ª edição da Ovibeja vai contar com a presença de comitivas políticas, delegações empresariais e representações diplomáticas internacionais. A organização é da ACOS – Associação de Agricultores do Sul. © NCV

Sem comentários: