22 de fevereiro de 2017

Volta ao Alentejo em Bicicleta começa hoje:
158 kms entre Portalegre e Castelo de Vide
com chegada à Carreira de Cima pelas 16 horas

Clicar na imagem para ampliar.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Volta ao Alentejo Crédito Agrícola vai começar hoje na capital do Alto Alentejo. De Portalegre a Castelo de Vide, o pelotão de 152 homens (19 equipas) vai enfrentar o percurso mais pequeno (158 quilómetros), mas também o mais difícil com quatro contagens de montanha no Parque Natural da Serra de São Mamede.
A partida está prevista para as 12 horas e a chegada a Castelo de Vide está prevista para as 16 horas, que é o horário previsível para todos os finais de etapa (vd. mapa junto).
A Volta ao Alentejo Crédito Agrícola chega, este ano, mais cedo e será mais competitiva. Entre hoje e o dia 26 Fevereiro, com início em Portalegre e final em Évora, a “Alentejana” trepou mais um degrau na hierarquia da UCI - União Ciclista Internacional e regressa ao escalão 2.1 abrindo portas à participação de mais e melhores equipas do ciclismo mundial. 
Caso desportivo único na história do ciclismo
Nascida em 1983, a Volta ao Alentejo conhece agora uma nova data de realização e um novo estatuto que a relança novamente no calendário das mais importantes competições internacionais. A prova continua a manter um estatuto desportivo único em todo o mundo tendo em conta as competições por etapas organizada no âmbito da UCI porque nunca ninguém venceu a prova duas vezes nas 34 edições já realizadas.
Este ano com um pelotão ainda mais internacional esta curiosidade ganha maior relevância. Entre os corredores pré inscritos há apenas um homem que pode repetir a façanha. O espanhol Carlos Barbero, agora ao serviço da equipa World Tour Movistar, pode bisar a vitória alcançada em 2014 e quebrar a tradição. © NCV

Sem comentários: