P U B L I C I D A D E

12 de março de 2017

Marvão recebeu encontro regional
no âmbito do “Orçamento Participativo Portugal”

Como o NCV noticiou, a Casa da Cultura de Marvão recebeu, dia 9 de Março, um Encontro Participativo regional, no âmbito do primeiro “Orçamento Participativo Portugal”. Nesta sessão, os marvanenses puderam apresentar as suas propostas ao OPP, nas áreas da agricultura, cultura, ciência, e educação e formação de adultos. De Castelo de Vide esteve representado o Grupo de Amigos de Castelo de Vide.
O Orçamento Participativo Portugal é um processo democrático, direto e universal, através do qual as pessoas decidem sobre investimentos públicos, em diferentes áreas de governação. São as pessoas que apresentam propostas de investimento e que escolhem, através do voto, quais os projetos que devem ser implementados.
Podem participar, no OPP, todos os cidadãos nacionais com idade igual ou superior a 18 anos, apresentando propostas e votando nos projetos da sua preferência.
Até ao dia 21 de abril, decorre a fase de apresentação de propostas. Neste período vão realizar-se, por todo o País, diversos Encontros Participativos, onde os cidadãos podem apresentar as suas propostas e decidir como investir 3 milhões de euros.
O OPP abrange a totalidade do território português, integrando grupos de propostas de âmbito territorial diferenciado: Um de âmbito nacional, um por cada uma das áreas das NUT II (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve) e um por cada Região Autónoma.
Estes grupos de propostas não concorrem entre si, tendo cada um deles a sua dotação financeira. Cada região do país terá sempre assegurada a existência de projetos vencedores no seu território.
Entre 1 de Junho e 15 de Setembro realiza-se a fase de votação, pelos cidadãos. Neste período vão realizar-se, também, algumas sessões de divulgação e de informação sobre a votação de projetos OPP. Os vencedores serão anunciados ainda no mês de Setembro. © NCV 
Toda a informação disponível AQUI.

Sem comentários: