17 de março de 2017

Ovibeja promove na Casa Alentejo em Lisboa
o Hall of Fame dos Azeites Mundiais
e dos Produtos Agro-Alimentares

E, se de repente, “Todo o Alentejo deste mundo” encontrasse “Todo o mundo no Alentejo” ? É esta a aposta da 34ª Ovibeja através do AgroAlentejoExport. O tema principal da Ovibeja, que se realiza de 27 de Abril a 1 de Maio é a promoção dos produtos agro-alimentares do Alentejo tendo em vista a sua internacionalização e potencial exportador. A organização do evento pertence à ACOS - Associação de Agricultores do Sul.

Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra 

A primeira acão vai acontecer na Casa do Alentejo, em Lisboa, nos dias 23 e 24 de Março, e consiste na reunião do Júri Internacional para apreciação de azeites de todo o mundo apresentados ao 7º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja. Cerca de 40 peritos, oriundos de 12 países: Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Eslovénia, Alemanha, Chile, Argentina, Tunísia, Japão, Estados Unidos e Israel reconhecidos pelo Conselho Oleícola Internacional (COI) vão reunir para apurar os vencedores, de entre cerca de 140 amostras rececionadas. A organização deste concurso internacional, único em Portugal, está a cargo da ACOS – Associação de Agricultores do Sul em parceria com a Casa do Azeite – Associação do Azeite de Portugal e conta com o patrocínio exclusivo da Caixa Agrícola.

Hall of Fame dos azeite mundiais

Na sequência desta actividade, no Sábado, dia 25 de Março, ainda na Casa do Alentejo, das 15 às 19 horas, a organização da Ovibeja vai anunciar o Hall of Fame dos azeite mundiais e apresentá-los em primeira-mão, em provas comentadas pelos peritos internacionais que integram o júri do concurso.
Mas como o Alentejo não é só azeite, vamos ainda provar vinhos regionais e degustar presunto, enchidos, pão, queijos, mel e muitos outros produtos agroalimentares de qualidade superior produzidos no Alentejo. Os produtores alentejanos, entidades oficiais, comunicação social nacional e internacional e o público em geral também estão convidados para se associarem ao evento.
Na Casa do Alentejo, em Lisboa, no coração da alma alentejana, é representado um mundo de Terra Fértil que, na linguagem do campo, está a lavrar regos de internacionalização. Em contexto urbano, a Ovibeja vai ser o “Hall of Fame” dos produtos agro-alimentares de “Todo o Alentejo deste Mundo”. © NCV

Sem comentários: