22 de abril de 2017

Desfile de moda "Traços e Cores"
em Sábado de Aleluia no Hotel Sol e Serra

Fotos © JM Raposo/NCV
Fotos © JM Raposo/NCV
Realizou-se no passado dia 15 de Abril, pelas 16H00, no Hotel Sol e Serra, um deslumbrante desfile de moda sobre o tema "Traços e Cores Nkai" da responsabilidade da estilista Margarida Nkai que contou com os apoios e parcerias da Câmara Municipal de Castelo de Vide, Juntas de Freguesia do Concelho, RTP-África, Grupo de Amigos de Castelo de Vide, CLDS, Hotel Sol e Serra, Pó de Estrelas e outros.
O Grupo de Amigos de Castelo de Vide, esteve desde a primeira hora, representado na pessoa da Presidente de Direcção, Maria do Carmo Fernandes, ajudando na montagem e na encenação do Desfile de Modelos - "Traços e Cores Nkai" até aos últimos pormenores. Conhecedora de todos os procedimentos a tomar durante o espectáculo, foi muito apropriadamente escolhida para fazer a apresentação deste memorável evento, fazendo-o com a desenvoltura e profissionalismo que a carateriza, mantendo os espectadores atentos.
No final , aproveitou para agradecer a todos os organismos públicos e privados que apoiaram e participaram nesta importante iniciativa, começando dirigir palavras de grande apreço pela autora Margarida Nkai, pelas jovens que participaram como Modelos e pelos Músicos. Agradeceu a presença do Presidente da Câmara e de todos os Autarcas presentes que deram uma preciosa ajuda. Ao Hotel Sol e Serra que cedeu gentilmente as suas instalações e deu apoios importantes, CLDS e muitos outros. Terminou com um agradecimento especial ao público que encheu por completo o Salão do Hotel e assistiu entusiasticamente todo o espetáculo.
Quem é a estilista?
Margarida Nkai, nasceu no Soyo, Província do Zaire, em Angola. Aos 6 anos foi morara para Luanda.
No Mundo das Artes, estreia-se nos desenhos, após ter frequentado um Curso de Banda Desenhada na BJAP, Brigada de Jovens Artistas Plásticos.
O Curso desperta a sua curiosidade, passando dos desenhos para a concepção e manufactura de carteiras em tecido africano, onde por intermédio, onde por intermédio da Comissão Nacional da Expo-Angola, viu o seu trabalho na Expo-Xangai d na Expoycosu- Coreia do Sul.
Como criadora de moda tem um estilo pessoal em tudo o que confecciona, numa combinação perfeita com os tecidos e as cores africanas. É a estilista que nos diz - "Todo o trabalho que faço é com muito carinho e sempre disponível para aprender cada vez mais".
Com o apoio do seu companheiro, Engº. João Casimiro Barrigas, dá início ao processo de internacionalização dos seus trabalhos.
Presentemente vive em Castelo de Vide e tem como prioridade a apresentação de uma colecção de vinte das suas peças.
Pretende mostrar ao mundo e em particular em Angola a modernidade e da contemporaneidade das raízes africanas, influenciando toda uma geração de pessoas que veem no seu trabalho toda a beleza africana.
Desempenou o papel de solista e foi coordenadora do Grupo de Percussão. Esteve também no GRP.
Representou Angola em países como a Espanha, Brasil, China e a Coreia do Sul, entre outros.
Em simultâneo, Margarida executa alguns trabalhos por medida com tecidos africanos. Começa assim no âmbito do Estilismo, a confeccionar vestidos que merecem a atenção do mundo da moda. Incentivada por alguns amigos participa no 1º. Concurso de Estilistas Angolanos, concorrendo com mais 50 Estilistas. Foi uma das 19 apuradas para uma final, da qual foi eleita a vencedora com acesso directo à Moda Luanda, Benguela e Hula Fashion.
No maior evento realizado em Angola de Estilistas, apresentou 15 criações ficando entre as 10 melhores coleções selecionadas. M. Carmo Fernandes
Fotos © JM Raposo/NCV
Participação de Vera Soldado e Arcílio Pinto
Durante o desfile de modelos, Vera Soldado e Arcílio Pinto, que têm colaborado em inúmeros espaços, abrilhantaram com o profissionalismo e o talento por todos reconhecido.
Vera Soldado nasceu em Castelo de Vide e toca piano e violino para além de ter uma das vozes mais bonitas do nosso Alentejo e não só. A música esteve sempre presente na sua vida e tem participado em inúmeros espetáculos, actuando a solo e participando com muitos outros artistas em diversos projectos.
Arcílio Pinto também nasceu em Castelo de Vide. Dedica-se à música desde os 11 anos, como autodidata, tendo começado por aprender a tocar piano. Tem participado em numerosos projectos musicais. Actualmente, estuda Música Clássica no piano, tocando também bateria e acordeão.
Ambos “têm um mundo de promessas à sua frente e o talento que já demonstraram diz-nos que a fama e os êxitos estão garantidos num grande futuro”, como referiram ao NCV fontes locais ligadas a este projeto no campo da moda. © NCV

Sem comentários: