P U B L I C I D A D E

10 de agosto de 2017

Hoje é dia da Feira de S. Lourenço na Praça D. Pedro V


A tradicional Feira de S. Lourenço tem lugar hoje, quinta-feira dia 10 de Agosto, na Praça D. Pedro V, local para onde regressou há 5 anos, em 2012. 
Esta que já foi a mais importante feira anual do concelho coincide assim este ano com a realização do Festival Andanças "em redor da Vila" que está a decorrer até amanhã, 6ª feira. 
Neste contexto a Câmara Municipal avisou munícipes e feirantes (ver notícia AQUI) de que a realização desta feira numa quinta-feira anula a realização do mercado de amanhã sexta-feira, estando apenas a funcionar o mercado municipal.
A história de Lourenço de Huesca
São Lourenço ou Lourenço de Huesca nasceu em Huesca ou em Valência (Espanha) cerca do ano 225 e faleceu em Roma a 10 de Agosto de 258. Foi um mártir católico e um dos sete primeirosdiáconos (guardiões do património) da Igreja Católica em Roma.
É comemorado no dia 10 de Agosto e existem muitas igrejas que lhe são dedicadas. A sua representação estatuária apresenta quase sempre uma grelha (o instrumento que lhe causou a morte) e uma Bíblia nas suas mãos.
O cargo de diácono era de grande responsabilidade, pois consistia no cuidado dos bens da Igreja e a distribuição de esmolas aos pobres. No ano 257, o imperador romano Valeriano I decretou aperseguição aos cristãos e, ao ano seguinte, foi detido e decapitado o Papa Sisto II.Quando o Papa São Sisto se dirigia ao local da execução, São Lourenço estava junto dele. Após a execução do Papa, o imperador ameaçou a Igreja para entregar as suas riquezas no prazo de 3 dias. 
Passados três dias, São Lourenço levou as pessoas que foram auxiliadas pela Igreja e os fiéis cristãos diante do imperador e disse-lhe: "estes são o património (riquezas) da Igreja". O imperador, furioso e indignado, mandou prendê-lo, e ser queimado vivo sobre um braseiro ardente, por cima de uma grelha. A tradição católica diz que o santo conservou o seu bom humor mesmo enquanto era executado, dizendo aos que o queimavam: "podem-me virar agora, pois este lado já está bem assado". © NCV

Sem comentários: