5 de agosto de 2017

Professor Mário Ruivo homenageado hoje no Festival da Água e do Tempo – Clepsidra


Castelo de Vide homenageia hoje Mário Ruivo no âmbito da primeira edição do Festival da Água e do Tempo – Clepsidra, que decorre até Domingo.
Pelas 17:30 está convocada uma “concentração junto ao edifício dos Paços do Concelho” e uma arruada até à Praça Alta, com participação da Banda União Artística. 
Segue-se então um momento de homenagem ao professor Mário Ruivo junto àquela que foi a sua residência de Castelo de Vide com o descerramento de uma placa marcada para as 18 horas. 
Depois, pelas 18:15 horas, será inaugurada no edifício da Biblioteca Municipal a exposição ” A Vida e Obra de Mário Ruivo”, em paralelo com “testemunhos deaAmigos” sobre “Quem Foi Mário Ruivo?” pelas 18:45 horas no Parque João José da Luz.
O professor Mário Ruivo faleceu no passado mês de Janeiro (ver notícia AQUI). Era natural de Campo Maior (que lhe prestou justa homenagem em 2010 - ver AQUI) mas tinha escolhido Castelo de Vide para residir e aqui passou grandes temporadas nos últimos anos de vida. Aliás a Assembleia Municipal de Fevereiro passado aprovou por unanimidade um voto de pesar apresentado pelo Grupo Municipal do PS.
Para além das 22 instalações (ver mapa junto), o programa de atividades paralelas do festival refere ainda para hoje uma visita à mina do Pouso e ao “primeiro sistema de abastecimento de água da vila” logo de manhã (10 horas) sendo o ponto de encontro no Parque João José da Luz. O dia termina com uma arruada com os artistas do Ethno Portugal, atividade que está marcada para as 22:45 horas.
Videomapping no castelo
À noite regressa o teatro ao Jardim Garcia d'Orta (21:30 horas) com a peça “Consumimos sempre a luz que o sol emitiu há 8 minutos atrás”; o dia termina com um espetáculo de vídeomapping na Torre do Castelo.
Finalmente, amanhã, Domingo dia 6, o grupo de Teatro Amador “Espalharte” atuará pelas 17:30 horas, seguindo-se “A voz do artista” (18 horas). As atividades do festival terminam com teatro de novo no jardim Garcia d'Orta com a peça “Histórias do jardim dos Judeus”. © NCV

Clicar na imagem para ampliar o mapa.

Sem comentários: