21 de janeiro de 2018

Marvão celebra restauração do concelho na 4ª feira:
anexado a Castelo de Vide entre 1895 e Janeiro de 1898

Clicar na imagem para ampliar.
No próximo dia 24 de Janeiro (quarta-feira) celebra-se o 120º aniversário da Restauração do Concelho de Marvão.
O Município vizinho promove nesse dia, a partir das 18:30 horas, na Cidade Romana de Ammaia, um apontamento cultural, para assinalar a efeméride. 
A cerimónia começa com uma breve resenha histórica sobre a Restauração do Concelho, a cargo de Joaquim Carvalho, poderá assistir-se a um concerto com António Eustáquio (Guitolão) e Carlos Barretto (Contrabaixo).
Lançamento do e-book “Os Caminhos d’O Conspirador”

Já no sábado, dia 27, às 16 horas vai ser apresentado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o eBook “Os Caminhos d’O Conspirador”, baseado no conto “O Conspirador”, de Branquinho da Fonseca. Uma obra editada pelo Município de Marvão, com a coordenação de Maria Mota Almeida e Luís Branquinho da Fonseca.
Pequena resenha histórica

A 24 de janeiro de 1898, Marvão recuperou a sua independência administrativa e política. Aqui fica uma pequena resenha histórica sobre a Restauração do nosso Concelho:

“A revolução liberal de 1820 trouxe consigo alterações profundas ao nível da organização administrativa do território. Desde esse período e até aos nossos dias subsiste a divisão territorial: Os distritos que se desdobram em concelhos e estes em freguesias. No entanto, ao longo de todo o séc. XIX e principalmente no interior do país, sentia-se a falta de pessoal habilitado para o exercício dos cargos políticos, bem como carência de recursos para responder às necessidades das populações”.
“Para os municípios de 3ª ordem (como Marvão) era muito complicado captar recursos financeiros necessários à administração corrente e, pelo alto índice de analfabetismo da população, era também muito difícil recrutar indivíduos aptos para participarem nas vereações”.
Anexado a Castelo de Vide a 26 de setembro de 1895
“Foi então, sem grande surpresa, que a 26 de setembro de 1895 foram suprimidos diversos concelhos por todo o País, no âmbito de uma reorganização política e administrativa do território português. Neste contexto, o concelho de Marvão ficou anexado ao de Castelo de Vide. Com esta reforma pretendia-se a racionalização dos recursos financeiros e humanos. No entanto, com esta alteração, foram extintos municípios com raízes seculares. Marvão era um destes casos”.
“Na documentação da altura, não consta que a população de Marvão se tenha revoltado com a situação, até porque os tempos eram de constante mudança”.
Concelho reintegrado em 13 de Janeiro de 1898
“Em fevereiro de 1897 o governo caiu, enfraquecido pela ação da oposição e pela sua própria inoperância. Em 13 de janeiro de 1898, depois de novas eleições para o governo e várias reclamações um pouco por todo o País, o concelho de Marvão foi reintegrado e, portanto, desanexado do concelho vizinho”. © NCV

Sem comentários: