3 de março de 2018

Proposta municipal de fim-de-semana convida a uma visita à Biblioteca Municipal Laranjo Coelho

P.M. Laranjo Coelho faleceu a 4 de Março de 1969
A proposta municipal de fim-de-semana desta vez convida os interessados a fazerem uma visita à Biblioteca Municipal Laranjo Coelho, na Rua Sequeira Sameiro, todos os dias, das 9 às 18:30 horas e nos sábados das 10 às 12:30 horas.

“Com um fim-de-semana chuvoso, a nossa sugestão vai para a leitura de uma preciosa monografia "Efemérides de Castelo de Vide", da autoria de Diogo Salema Cordeiro*. 
"Abrindo e folheando a mesma, que está organizada por ordem cronológica, lê-se que a 4 de Março de 1969, faleceu o Dr. Possidónio Mateus Laranjo Coelho, o benemérito da nossa Biblioteca Municipal, que tem o seu nome. Foi Professor e publicista, Conservador do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, paleógrafo e diplomatista, historiador e ensaísta, e em 23 de Abril de 1953, eleito membro efetivo da Academia das Ciências. Deixa várias obras e estudos, destacando-se "Os cardadores de Castelo de Vide" – Porto 1921; "O Asilo dos Cegos de Castelo de Vide"- Lisboa 1924; "O Santo Ofício no Alentejo"- Lisboa 1955; "O Brasão de Armas, o Selo e a Bandeira do Município de Castelo de Vide" – separata de "O Castelovidense"-1944”.
“No seu testamento de 1968, em que se institui a sua esposa como herdeira, esta lega à Câmara Municipal, para servir de residência de Magistrados, se tal não for possível, deverá destiná-la a biblioteca, museu, exposições, conferências ou outros atos meramente artísticos ou culturais, com exclusão para serviços burocráticos. A Câmara recebeu o legado e como encargo ficou a "cuidar da boa conservação e limpeza do jazigo do testador no Cemitério da Vila". © NCV 
* Edição do Grupo de Amigos de Castelo de Vide que está disponível na Biblioteca e pode ser adquirida no Posto de Turismo de Castelo de Vide, bem como na Fotovila.

Sem comentários: