23 de abril de 2018

Obra “Judeus de Castelo de Vide e Cristãos Novos” apresentada Domingo no átrio dos Paços do Concelho

A apresentação da obra “Judeus de Castelo de Vide e Cristãos-Novos. Da Identidade às Linhagens [Séculos XV a XX]”, da autoria de Luís M Projecto (ver notícia AQUI), terá lugar no próximo Domingo dia 29 de Abril pelas 15:30 horas no Átrio dos Paços do Concelho. 
O livro foi lançado em Lisboa na Livrara Férin em Fevereiro passado (ver notícia AQUI) e apenas por motivos de conciliação de agendas não foi apresentado durante a Feira do Livro local no mês seguinte.
Trata-se de uma obra em 2 volumes (números 6 e 7, da sua colecção de Estudos Judaicos) editada pelo Laboratório de Estudos Judaicos (ISCSP-UL) , e que contou desde a primeira hora com o apoio do Grupo de Amigos e do Notícias de Castelo de Vide, da Delta Cafés e da Câmara Municipal de Castelo de Vide, que viabilizou metade da pequena primeira edição de 200 exemplares agora dada à estampa.
Genealogia de 45 famílias cristãs-novas
Os dois volumes totalizam 680 páginas, nas quais se estuda detalhadamente a genealogia de 45 famílias cristãs-novas de Castelo de Vide, terra natal de Garcia d’Orta e, também, de Salgueiro Maia, capitão de Abril, que descendia de cristãos-novos.
Pela consulta dos processos-crime da Inquisição, na Torre do Tombo, fica a saber-se que muitos judeus de Castelo de Vide rumaram para Curaçao (Antilhas Holandesas), Amesterdão, Veneza, Toledo, Constantinopla, Rouen (França), Salónica. México, Peru, Haia e Jerusalém.
Onde e como adquirir
A obra pode ser adquirida (preço de 50 euros para o conjunto dos 2 volumes) no Museu da Sinagoga e no Posto de Turismo em Castelo de Vide, através do Grupo de Amigos de Castelo de Vide (sócios) ou ainda diretamente junto do editor (comunicar por este email para receber todas as indicações de pagamento) e na Livraria Ferin em Lisboa. © NCV

Sem comentários: