13 de maio de 2018

“Amália e Praia-Búzio/Uma Aventura Subaquática”: livro apresentado em Castelo de Vide na 5ª feira

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Evocando a efeméride dos 450 anos sobre a morte do médico Garcia de Orta, a Fábrica de Histórias (ver notícia AQUI) e as Histórias Daqui e Dali apresentam, em Castelo de Vide, local do seu nascimento, o livro “Amália e a Praia-Búzio/Uma Aventura Subaquática” escrito e ilustrado, em parceria, pelos alunos da Escola Básica 2.3 Maria Alberta Menéres em Mem Martins, Sintra, e da Auxilium School em Caranzalem, Goa.
A apresentação deste livro criado a quatrocentas mãos, em quatro línguas, entre dois países, terá lugar na próxima 5ª feira dia 17 de Maio de 2018, a partir das 18 horas, no Jardim Garcia de Orta. Segue-se um jantar goês no Restaurante Paladar Terrace.
Evento público
As inscrições para o jantar (15 euros) estão abertas na Papelaria Santa Filomena até a próxima terça-feira e a organização refere que “quem quiser poderá levar traje indiano para a ocasião”. 
O evento é público e decorrerá entre o jardim Garcia de Orta e o Salão jardim ao que se seguirá o jantar no Paladar Terrace. As inscrições para o jantar estão abertas na Papelaria Santa Filomena até a próxima terça-feira e a organização refere que “quem quiser poderá levar traje indiano para a ocasião”.
O livro foi lançado em Goa no passado dia 24 de Março, na Auxilium School, na presença de duzentos dos seus autores, professores e mediadores, do Cônsul de Portugal em Goa, Francisco Azevedo, do Vice-diretor da Educação de Goa, Balachandran Amonkar, entre vários outros convidados. A comunicação social deu enorme destaque ao evento, tendo sido amplamente divulgado, quer regional quer nacionalmente. 
No próximo dia 14 de Maio, terá lugar o lançamento em Portugal. A Embaixadora da Índia em Portugal estará presente, assim como a Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027, e representantes da Comissão Nacional da Unesco em Portugal, do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Cultural (GEPAC), da Rede de Bibliotecas Escolares e das Águas de Portugal Internacional, entre muitos outros convidados. 
Goeses em Castelo de Vide
A esta apresentação no dia 17 de Maio em Castelo de Vide irá junta-se uma aluna da Auxilium School, Pearl Goretti, e a diretora da Communicare Trust, Nalini de Souza, que relatarão o impacto que o projeto teve na comunidade escolar e a importância destas iniciativas para a consciencialização de crianças e jovens para a preservação e proteção ambiental. Durante a sessão será projetado o making of de todo o processo e os filmes de animação criados pelos alunos baseados nas histórias relatadas no livro.
Jantar goês
Após a apresentação, a partir das 19 horas, realiza-se um jantar goês no Restaurante Paladar Terrace. A participação no jantar carece de inscrição prévia até dia 15 de maio, via e-mail para arturpaladar@gmail.com ou via telefone para M: 967355528 ou M: 964657914. O preço por pessoa é de €15.
O livro “Amália e a Praia-Búzio/Uma Aventura Subaquática” foi distinguido com o selo da UNESCO como um instrumento de boas práticas para o atingir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o projeto tem o selo LER+ do Plano Nacional de Leitura 2027.
A presente iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Vide e da Banda Uniâo Artística e integra-se no Projeto “Entre Diálogos - Evocação à efeméride - 450 Anos da morte de Garcia d'Orta” do Grupo de Amigos de Castelo de Vide que foi apoiado pelo Orçamento Participativo Portugal. © NCV

Sem comentários: