4 de maio de 2018

Percurso do Contrabando do Café decorre amanhã
por terras de Galegos, La Fontañera e Pitaranha

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
O Município de Marvão promove amanhã, sábado dia 5 de Maio, o Percurso do Contrabando do Café/Ruta del Contrabando del Café, em homenagem aos antigos contrabandistas da raia. Esta pequena rota (PR), de grau de dificuldade média, tem cerca de dez quilómetros de extensão, e está devidamente sinalizada e homologada.
Galegos, La Fontañera e Pitaranha são as localidades por onde o Percurso do Contrabando do Café vai passar. A partida para a caminhada está agendada para as 9h30, na antiga Escola Primária dos Galegos, mas antes disso, os “caminheiros” poderão degustar as típicas migas de pão com carne de porco frita e “café do contrabandista”.
No regresso aos Galegos, os “contrabandistas” terão à sua disposição, mediante inscrição prévia, um retemperador almoço convívio, no edifício da antiga Escola Primária.
Os caminhos sinuosos, outrora percorridos pelos contrabandistas, pretendem dar a conhecer uma zona de extraordinária beleza natural e paisagística. O trajeto tem um traçado maioritariamente inserido em antigos trilhos do contrabando, com passagens por pequenos aglomerados urbanos, historicamente ligados a esta temática.
Em Marvão, o contrabando foi, durante largos anos, o principal sustento para muitas famílias, principalmente o de café, devido à existência de pequenas torrefações no concelho. Esta atividade de alto risco realizava-se, essencialmente, durante a noite, para que fosse mais fácil escapar às patrulhas de guardas e carabineiros, que controlavam a fronteira entre os dois países. © NCV

Sem comentários: