19 de junho de 2018

Grupo do PS na Assembleia Municipal recomendou ao Executivo a criação de 4 “bolsas de mérito" (857,80 euros cada) a alunos do 3º ciclo e secundário

Foto © JSCV/NCV
Na sexta-feira passada, na sessão ordinária da Assembleia Municipal que teve lugar em Póvoa e Meadas o Grupo Municipal do PS - Castelo de Vide apresentou, por iniciativa do deputado Filipe Luz, uma moção (que a seguir publicamos na íntegra) onde se propõe a criação de 4 “bolsas de mérito” para os 2 melhores alunos de 3.º ciclo e para os 2 melhores alunos do ensino secundário residentes no concelho, segundo divulgou ontem a JS nas redes sociais. 
Segundo os termos dessa divulgação, “após discussão, e divergência com a maioria PPD/PSD na definição das bolsas em si (pecuniárias ou não, critérios de atribuição, jovens munícipes a quem se destinariam), a moção foi convertida em recomendação, com o compromisso de ser alvo de nova discussão e aprovação em sessão futura!” 
“Acreditamos que esta é a forma certa, e justa, de reconhecer o mérito pelo trabalho, empenho e dedicação dos jovens alunos e que os mesmos também a podem interpretar como um elemento de motivação adicional para continuarem a trilhar um caminho do sucesso no futuro!”, adianta a JS Castelo de Vide na sua nota. 
Texto completo da moção 
“Aos dias de hoje, a educação é reconhecida de forma unanime como um dos principais motores de desenvolvimento das sociedades em geral e da juventude em particular. O mundo global em que vivemos trouxe consigo um aumento da exigência no que diz respeito aos conhecimentos e às competências que os jovens têm de dominar e ter para tentar garantir ao máximo um futuro profissional próspero e de sucesso. 
“Não perder o “comboio do sucesso” 
Os conteúdos renovam-se e reestruturam-se a uma velocidade impressionante, a informação propaga-se a uma velocidade alucinante, facto que implica uma dedicação e um trabalho redobrado por parte daqueles que não querem perder o “comboio do sucesso”. Este trabalho e entrega adicionais realizados por alguns jovens é digno de reconhecimento e mérito, mais que não seja pela sua particular importância no seu desenvolvimento pessoal e no desenvolvimento da sociedade em que os mesmos cresceram, se inserem e podem vir a laborar. 
A educação (sob a forma formal e não formal) e a formação académica, profissional e pessoal de todos jovens, bem como o desenvolvimento de políticas incentivadoras ao alcance dos bons resultados são uma tarefa da sociedade geral, da Administração Central e da Administração Local. Para além da esperança de conseguir garantir um melhor futuro, há alguma coisa que motive mais um jovem a continuar a trabalhar, a dedicar-se, a crescer e a evoluir do que ver reconhecido o seu empenho? Há alguma coisa que motive mais um jovem do que sentir que lhe é reconhecido mérito pelos seus resultados? 
“A interioridade paga-se!” 
Num território como o nosso, o mérito é ainda maior. Os jovens Castelovidenses e Povoenses têm o privilégio de crescer aqui mas a interioridade paga-se. As desigualdades geográficas no acesso à informação, à empregabilidade, à mobilidade, aos serviços são uma realidade cada vez mais presente. O mérito de um estudante que “apesar de” triunfa academicamente é, em Castelo de Vide, duplo. 
Valor unitário proposto de 857,80 euros 
Posto isto, uma vez reunida nesta sessão ordinária – de 15 de Junho de 2018, a Assembleia Municipal de Castelo de Vide recomenda ao Executivo Municipal que realize as diligências necessárias para a criação de 4 Bolsas de Mérito, já a partir do próximo ano letivo, duas para o 3.º Ciclo e duas para o Ensino Secundário no valor unitário de 857,80€ (tendo como referência a duplicação do valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) em vigor no início de cada ano letivo).
Três critérios generalistas 
Os critérios generalistas para os jovens Munícipes serem elegíveis para a atribuição destas bolsas de mérito devem ser: 
a) Não terem reprovado qualquer ano no ciclo de estudos relativamente ao qual se candidatam; 
b) Melhor média final obtida; 
c) Ordem crescente de idades (privilegiando assim quem atinge melhores resultado mais novo)”. © NCV 
(título e subtítulos da responsabilidade da Redação do NCV) 

Sem comentários: