12 de julho de 2018

Festival da Água e do Tempo quer “valorizar recursos endógeos indissociáveis da evolução da Vila” no tempo

Clicar para ampliar.
Através de uma Nota de Imprensa distribuída no início desta semana com o timbre do Município, a Câmara Municipal de Castelo de Vide, a Associação Burgo Pedestal e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, “apresentaram” a 2ª Edição do Festival da Água e do Tempo – Clepsidra, que como se sabe terá lugar entre os dias 26 e 29 de Julho em Castelo de Vide.
Quatro apoios principais
No rodapé da nota de imprensa distribuída surgem os logotipos dos “apoios” da FiscalConta, IPDJ, RésVés e Super Bock Group (por esta mesma ordem).
“Uma vontade coletiva da comunidade”
“O Festival nasceu de uma vontade coletiva da comunidade valorizar recursos endógeos indissociáveis da evolução da vila de Castelo de Vide através do Tempo” afirma a mesma nota onde se explica a designação e os objetivos do Festival.
“A Água, elemento essencial para a vida, também aqui foi determinante, ao longo dos séculos, desde a fixação do Homem no território da humanidade até aos dias de hoje. Castelo de Vide, terra abundante de águas, de fontes, fontanários, de múltiplos recursos hídricos, através desta iniciativa convida todos os participantes a efetuar um percurso noturno onde 20 instalações artísticas valorizam espaços públicos identificados, histórica-social-culturalmente com a Água”.
Por outro lado, “a abordagem ao tempo, encontra justificação no facto de Castelo de Vide ter a sua fundação coeva ao berço da formação de Portugal”.
“Oferta cultural (...) funde as artes com a história do lugar”
“Somos assim lugar de identidade, de memória, de património, por isso procuramos, através do Festival da Água e do Tempo – Clepsidra, promover os valores do território”.
“Decididamente este festival procura distinguir-se pela oferta cultural que funde as artes com a história do lugar, chamando à vila artistas, académicos, artífices e artesãos, forasteiros e da terra, das mais diversas expressões, transformando Castelo de Vide durante dias num destino absolutamente fantástico”. © NCV

Sem comentários: