17 de julho de 2018

Rede de Judiarias de Portugal levou António Pita em visita de trabalho à Catalunha

Girona - Fotos © D.R./NCV
O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, António Pita, deslocou-se neste início de semana à Catalunha em representação da Rede de Judiarias de Portugal de que o Município local é vice-presidente. A visita visou, segundo o próprio, preparar as linhas mestras de uma estratégia comum que irá ser sujeita a debate e a aprovação na reunião da assembleia geral da AEPJ que vai ter lugar no próximo mês de Janeiro, em Estrasburgo, no Conselho da Europa.
No Ayuntamiento de Girona, que assegura a vice-presidência da Associação Europeia do Património Judaico (AEPJ) o autarca castelovidense reuniu com a Alcadesa Marta Madrenas (“sucessora de Carles Puigdemont”), bem como pelo vice-alcalde Eduard Berloso “com quem trocámos ideias sobre a situação das redes de judiarias de Portugal e Espanha e a importância dos fluxos turísticos para os nossos territórios”.
António Pita manteve ainda uma reunião de trabalho com Carles Ribas, vereador da Cultura do mesmo município, que acumula funções sendo igualmente vice-presidente da AEPJ (Associação Europeia do Património Judaico), com quem também debateu as “estratégias para o turismo judaico das terras de Sefarad e qual o papel da península ibérica no seio da AEPJ”.
Numa segunda fase desta visita de trabalho, na capital da Catalunha António Pita reuniu na sede espanhola com a secretária-geral da AEPJ, Assunpcio Hosta. 
Na agenda de trabalho esteve “a profissionalização das rotas judaicas europeias e a criação de um itinerário cultural da memória dos descendentes dos judeus sefarditas” que poderão ser os próximos projetos a discutir na Assembleia Geral da AEPJ, sob proposta de Portugal e Espanha. © NCV
Barcelona - Fotos © D.R./NCV
Barcelona - Fotos © D.R./NCV

Sem comentários: