P U B L I C I D A D E

10 de agosto de 2018

AREANATejo analisa até 2019 a qualidade da biomassa nas regiões transfronteiriças

Com o BIOMASSTEP – Aplicação da Tecnologia Espectroscopia de Infravermelho, a AREANATejo dá continuidade a ações com vista à promoção da valorização energética da biomassa no Alto Alentejo. O projeto visa a análise da qualidade de biomassa em zonas transfronteiriças.
O BIOMASSTEP – Aplicação da Tecnologia Espectroscopia de Infravermelho Próximo (NIR) para análise da qualidade de biomassa em zonas transfronteiriças é um projeto aprovado no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020, que visa o desenvolvimento de uma tecnologia inovadora para análise in situ de parâmetros necessários ao estabelecimento da qualidade da biomassa, bem como a melhoria do tecido empresarial do setor.
Coordenado pela Universidade de Córdoba (Espanha), tem 9 sócios portugueses e espanhóis, de entre os quais a AREANATejo, que fará a implementação das ações previstas no Alto Alentejo.
Com um orçamento total de 627.922,84 Euros (financiado a 75% pelo POCTEP) e uma duração de 20 meses, com término a Dezembro de 2019, o projeto BIOMASSTEP possui um caráter inovador, visando a aplicação da tecnologia NIR na caracterização de parâmetros de qualidade de biomassa autóctone da região.
Prevê-se ainda a criação de uma rede transfronteiriça entre centros de investigação, universidades, administrações públicas e empresas para promover o uso de biomassa de qualidade.
A área geográfica abrangida pelo projeto é a região da Andaluzia, em Espanha, e as regiões do Alentejo e Algarve, em Portugal. As ações serão realizadas fundamentalmente em zonas rurais onde predominam plantações de olival e árvores frutíferas, bem como em áreas florestais onde o aproveitamento da biomassa para fins energéticos possa ser uma realidade.
A AREANATejo dá assim continuidade a ações que promovem a valorização energética da biomassa na região, cujos primeiros passos foram concretizados com a implementação dos projetos ALTERCEXA e BIOATLAS, financiados pelo POCTEP e COMPETE (QREN), respetivamente. Ambos permitiram disponibilizar informação georreferenciada com relevância para o setor da bioenergia em Portugal Continental.
Atualmente, no âmbito do BIOMASSTEP, a AREANATejo encontra-se a desenvolver as seguintes ações: Mapa setorial e empresarial das indústrias produtoras, de tratamento e dedistribuição de biomassa do Alentejo e Algarve; Mapa das empresas fabricantes e instaladoras de equipamentos de produção de energia térmica e/ou de biomassa do Alentejo e Algarve; e Caracterização do setor da biomassa do Alentejo e do Algarve. © NCV

Sem comentários: