10 de agosto de 2018

Começa hoje a edição de 2018 do Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
É já amanhã, dia 10 de Agosto, que o Castelo de Marvão recebe o arranque da VI edição do glamoroso festival de cinema transfronteiriço. A apresentação em antestreia do aguardado filme "Raiva", do realizador português Sérgio Tréfaut, assinala o início oficial do Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara - Periferias, que decorre até 20 de Agosto.
O Castelo de Marvão é o palco escolhido para a abertura deste evento transfronteiriço, cuja aposta passa por apresentar cinema de autor, em itinerância através de um conjunto de aldeias históricas e lugares emblemáticos da raia luso-espanhola. Este ano os visitantes podem assistir a um conjunto de cerca de 40 títulos, entre documentários, ficção e animação, com uma larga representação de filmes e autores dos dois países ibéricos.
Os filmes serão apresentados, maioritariamente, em sessões noturnas ao ar livre, estando anunciada a presença de vários dos realizadores, entre eles Sérgio Tréfaut, Catarina Mourão, Hugo Magro e, ainda, os espanhóis Joaquín Araújo, Rubin Stein, Josep Lluís Penadès, Rodrigo Canet e Eva Urbano.
Aos palcos habituais do festival - Marvão, Valência de Alcântara, Galegos, Fontañera, Portagem, Beirã e Santo António das Areias - somam-se este ano as localidades de Cedillo e Malpartida de Cáceres, em Espanha, e Castelo de Vide e Porto da Espada, em Portugal.
Antes do arranque oficial do Festival, tiveram lugar duas sessões especiais em Cedillo, a 8 e 9 de Agosto, nas quais foram projectados os documentários "Guadalquivir", de Joaquín Gutierrez Acha, e "Luna Grande, Un tango por Garcia Lorca", de Juan José Ponce.
Já em Marvão, hoje dia 10, decorre a gala de abertura tendo o castelo da vila por cenário, e a projecção de "Raiva", filme inspirado numa obra literária do escritor Manuel da Fonseca, no qual se retrata o alentejo rural antes do 25 de Abril.
Sérgio Tréfaut, o premiado realizador e autor desta adaptação cinematográfica, estará presente na ocasião e procederá à apresentação do filme, acompanhado do ator e protagonista, Hugo Bentes.
Nos dias seguintes, 10 e 11, em sessões que têm lugar, respetivamente, no Parque de Esculturas de Marvão (Quinta do Barrieiro) e Castelo de Vide, evoca-se a figura do médico e naturalista Garcia de Orta.
Clicar na imagem para ampliar.
Programa e actividades paralelas
Nos restantes dias do festival, prossegue a apresentação de obras cinematográficas que incluem uma maratona de curtas ibéricas, um ciclo de cinema ambiental e, promovendo o cinema para todas as idades, uma "macedónia de filminhos" para crianças e sessões junto dos lares da terceira idade. 
A par da mostra de filmes, tal como tem vindo a acontecer nas edições anteriores, o Festival engloba exposições, palestras e espetáculos musicais, continuando a privilegiar as temáticas dos "direitos humanos", "ambiente" e "cultura".
Os cenários escolhidos para realização das projeções destacam-se pelas suas características únicas, incluindo uma antiga estação de comboios da Beirã, as ruínas da cidade romana de Ammaia, uma ponte medieval sobre o Rio Sever, um lagar reconvertido a museu, além dos castelos da região.
Os patrocinadores
O Periferias tem como principais patrocinadores a Câmara Municipal de Marvão, Direção Regional de Cultura do Alentejo, Filmoteca da Extremadura, "Diputacion de Cáceres" e "Ayuntamiento" de Valência de Alcântara.
Nesta edição, o Festival conta com os patrocínios suplementares do "Gabinete de Acciones Transfronterizas" da "Dirección General de Acción Exterior da Junta de Extremadura"; "Taejo Internacional", no âmbito do programa de promoção e divulgação da Reserva de Biosfera Transfronteiriça; "Diputación de Cáceres", através da Área de Desenvolvimento e Turismo Sustentável; e "Ayuntamiento" de Cedillo, "Plan Activa", da Área de Cultura da "Diputación de Cáceres", numa atividade organizada pela Universidade Popular de Cedillo. © NCV 
Mais informações AQUI e AQUI.
Clicar na imagem para ampliar.


Sem comentários: