10 de agosto de 2018

Festival Periferias 2018 homenageia Garcia d'Orta amanhã em Marvão e no domingo em Castelo de Vide

Clicar na imagem para ampliar.
O Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara - Periferias - evoca a figura do médico e naturalista Garcia d'Orta em duas sessões agendadas para amanhã e Domingo - dias 11 e 12 de Agosto -, no âmbito da sexta edição do certame, que decorre até dia 20 de Agosto.

A homenagem ao célebre autor do "Colóquio dos simples, drogas e coisas medicinais da Índia", nascido no século XVI, em Castelo de Vide, visa assinalar a efeméride relativa aos 450 anos da sua morte e é organizada em parceria com o Grupo de Amigos de Castelo de Vide, no âmbito do projecto "Entre Diálogos" - Orçamento Participativo de Portugal 20017. 
O programa para estes dois dias, sábado e domingo, inclui propostas de cinema e música, que estabelecem uma ligação com a época e as viagens realizadas por Garcia d'Orta. 
"Herbário Garcia d'Orta" de Maria Leal da Costa
Amanhã sábado, pelas 20:30 horas, no Parque de Esculturas de Marvão (Quinta do Barrieiro), tem lugar uma sessão de boas vindas, após a qual se procederá à apresentação do Projecto "Entre diálogos" OPP 2017,por Maria do Carmo Fernandes, e, igualmente, da futura instalação "Herbário Garcia d'Orta", pela escultora Maria Leal da Costa. 
Documentário biográfico
No mesmo local, a partir das 21:15 horas, projectam-se um documentário biográfico sobre Garcia d'Orta e o filme "El Bosco - El Jardin de los Sueños", centrado no mistério que envolve a mais célebre obra do pintor holandês Jerónimo Bosch, que chegou a ser contemporâneo de Garcia d'Orta. 
"A Dama de Chandor" na Praça D. Pedro V
No dia seguinte, domingo, às 21:30 horas, na Praça D. Pedro V, em Castelo de Vide, é exibida a obra "A Dama de Chandor", onde se documentam, através de um testemunho particular, sinais da presença portuguesa em Goa. Na sessão estará presente a realizadora do filme, Catarina Mourão. 
“Distant Sound Connection” com Hekuly, Sali & Arkadius
A fechar a noite e o programa, abre-se espaço à música com o concerto ‘Distant Sound Connection’, encontro entre o cool jazz e a música hindustânica, projecto dos músicos Hekuly, Sali & Arkadius. 
Pioneiro em áreas como a botânica, a farmacologia e a antropologia, Garcia d'Orta exerceu medicina na Índia portuguesa e dedicou-se à experimentação. Foi o primeiro europeu a descrever a origem e as propriedades terapêuticas de plantas exóticas e de drogas orientais. © NCV

Sem comentários: