20 de setembro de 2018

Três novas equipas de sapadores florestais ao serviço no territóriodo Alto Alentejo

Foto © CIMAA/NCV
A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) apresentou candidatura ao Fundo Florestal Permanente do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) para a criação de 3 equipas de sapadores florestais para serviço no território do Alto Alentejo, distrito de Portalegre, constituídas por 14 sapadores e um responsável técnico credenciado em fogo controlado, com três viaturas todo o terreno equipadas para as tarefas a desempenhar.
Operacionais até final do ano
Na sequência da aprovação da candidatura a CIMAA lançou os concursos para contratação de pessoal para as equipas, que se encontra em fase de conclusão, que devem estar plenamente operacionais até ao fim do ano, incluindo a fase de formação.
Viaturas já entregues
As viaturas, que foram entregues na passada sexta feira, estão equipadas com depósito de 400 litros de água, motobomba, mangueiras, motosserras, roçadoras, rádios e ferramentas manuais.
As funções a desempenhar pelos sapadores são de silvicultura preventiva na limpeza da rede primária de defesa da floresta, faixas proteção de estradas, caminhos, habitações e aglomerados populacionais, para além das ações de vigilância e primeira intervenção em incêndios nascentes, e participação nas ações de rescaldo.
Portalegre, Nisa, Gavião e Ponte de Sôr
As equipas de sapadores florestais agora constituídas vão prestar serviço em toda a área territorial do Alto Alentejo com especial incidência nos concelhos de Portalegre, Nisa/Gavião e Ponte de Sôr.
De referir que a Comunidade Intermunicipal apresentou uma segunda candidatura para mais 3 equipas, que aguarda aprovação do ICNF e que se destinam, especialmente, aos concelhos de Arronches, Monforte e Nisa ou Gavião.
CIMAA: 19 equipas no Alto Alentejo
Em resultado desta resposta empenhada e pronta da CIMAA e dos Municípios às políticas nacionais de prevenção e defesa da floresta contra incêndios, sobe para 19 o número de equipas de sapadores florestais no Alto Alentejo, o que representa um reforço significativo da capacidade de prevenção estrutural e intervenção no território, para que as tragédias de 2017 não possam nunca mais repetir-se. © NCV

Sem comentários: