6 de novembro de 2018

Idosa de 89 anos recuperada com auxílio de desfibrilhador na Misericórdia de Castelo de Vide

No passado dia 27 de Outubro, uma cliente da Santa Casa da Misericórdia, com 89 anos de idade, encontrava-se na sala comum a lanchar, quando subitamente caiu inanimada no chão. 
Segundo refere fonte da Santa Casa da Misericórdia local, a enfermeira Rosália que estava no seu gabinete ao lado da sala de convívio onde um grupo de idosos realizava o seu habitual lanche, ouviu uns gritos a chamarem pelo seu nome e de forma imediata deslocou-se até à sala onde deparou-se com a senhora caída inconsciente no chão. 
“Ao aproximar-se dela verificou que estava com suores em excesso e com o pulso extremamente fraco”, adianta a mesma fonte. “Após verificar estes factos chamou prontamente a enfermeira Mafalda Tavares indicando que ligasse para o 112 pois um dos utentes estava inanimado no chão e possivelmente a entrar em paragem cardiorespiratória, e que logo de seguida fosse buscar o desfibrilhador”. 
“Enquanto esperava pelo desfibrilhador (que foi bastante rápido a chegar) iniciou as manobras de suporte básico de vida. Após a chegada do desfibrilhador, iniciou o processo de cardioproteção, realizando dois ciclos completos até à recuperação da utente”. 
“Quando o INEM chegou ao local já a idosa de 89 anos estava consciente e a falar, sendo que a sua ida ao hospital foi só para uma monitorização da sua saúde”. 
A Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide dispõe de um plano de cardioproteção nas suas instalações desde Abril de 2018 demonstrando assim que a saúde e a segurança dos seus utentes são umas das principais prioridades da instituição. O espaço está também cardioprotegido pelo desfibrilhador DOC. © NCV

Sem comentários: