21 de novembro de 2018

Seminário amanhã em Alpalhão sobre “Turismo de Natureza no Alentejo e Ribatejo”

Realiza-se amanhã, quinta-feira dia 22 Novembro, das 10 às 17 horas no Hotel Monte Filipe, em Alpalhão, um seminário sobre “Turismo de Natureza no Alentejo e Ribatejo” integrado no Alpalhão Art and Walking Festival (ver notícia AQUI).
A organização diz tratar-se de um “momento de encontro dos profissionais de turismo, numa jornada de avaliação e discussão de problemáticas ligadas ao Turismo de Natureza e de Passeios Pedestres no Território do Alentejo e Ribatejo”.
A participação é livre e gratuita, não sendo necessária inscrição prévia, mas apenas estar presente no Hotel Monte Filipe, pelas 10 horas de quinta-feira para a sessão de abertura. Ao chegar os participantes apenas devem preencher a sua ficha de inscrição e assinalar se pretendem Certificado de Participação para efeitos de currículo.
O programa
Na sessão de abertura estarão António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo Ribatejo, Ana Cecília Carrilho, Presidente da Junta Freguesia Alpalhão e Antonio Lopes, diretor do Hotel Monte Filipe.
No painel da manhã Malcolm Hodgson, Pedro Beato, Teresa Cunha Sardinha, Carla Luz, Ana Margarida Ferreira e Marisa Bento discutem a “utilização pública para turismo de natureza” dos caminhos rurais privados no Alentejo e Ribatejo e a “dominialidade pública e serventia para caminhadas dos caminhos ancestrais, históricos, naturais e rurais”.
O final da manhã é reservado à Conferência "O Turismo de Natureza será a última oportunidade para o Homo Sapiens ?" por Rui Laginha.
Da parte da tarde António Lacerda, Carla Mocito, Ana Bernardo, Cristina Carriço, Joao Rolha e Rudolfo Muller discutem em painel “As redes de Percursos Pedestres do Alentejo e Ribatejo e a promoção integrada a nível regional e nacional para os mercados interno e externo” e ainda “A ideia, os mercados, a estruturação, a conceção, a sinalização, a promoção, a ativação de marca, a utilização, a avaliação”.
Para todos os públicos
O seminário apresenta-se como dirigido a Presidentes de Câmara Municipal, vereadores com pelouro do turismo, dirigentes de entidades de turismo, técnicos municipais e regionais de turismo (organização, estruturação, promoção, atendimento), empresários de turismo (animação, hotelaria, restauração, transportes, serviços), estudantes de turismo, nas suas várias áreas, técnicos de passeios pedestres das áreas profissional, associativa e social, proprietários rurais e pecuários, rendeiros, dirigentes e técnicos de associações de produtores (lavradores - regantes - caçadores – utilizadores), jornalistas e líderes de opinião e interessados na temática da utilização do mundo rural e dos seus múltiplos recursos. © NCV

Sem comentários: