19 de março de 2019

Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses (28 de Março) assinalado este ano em Castelo de Vide

Clicar na imagem para ampliar o Programa.
A entrega do Prémio “Memória e identidade” ao ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, é o ponto alto das comemorações oficiais do Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses (28 de Março) que será assinalado novamente este ano em Castelo de Vide, segundo anunciou a APMCH - Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico.
António Pita no Conselho Fiscal
O Município de Castelo de Vide é associado daquela Associação e exerce, representado por António Pita, a função de vogal do Conselho Fiscal até 2022. Trata-se da segunda vez que tal acontece, pois esta data já foi assinalada no concelho em 1995.
Os trabalhos começam no dia 17 de Março ao final da tarde com a realização de uma reunião da Direção da Associação seguida de uma sessão da Assembleia Geral, a anteceder um jantar de boas-vindas cortesia da Câmara Municipal de Castelo de Vide.
28 de Março, a data de nascimento de Alexandre Herculano
O Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses foi formalmente criado em 28 de Março de 1993, sempre na data de 28 de Março, a data de nascimento em Lisboa de Alexandre Herculano, o historiador e político que sempre levantou a sua voz em prol do nosso legado histórico-cultural.
Ao instituir o “Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses”, na data do aniversário natalício de Alexandre Herculano, o Governo e a APMCH quiseram homenagear, de forma “perene”, o espírito e a obra do “escritor de bronze que dignificou a língua, do historiador que renovou os métodos para a averiguação do passado e do homem de carácter que modelou um tipo de cidadania que muitos tomam ainda como espelho”. Simultaneamente, visaram criar uma nova oportunidade para a promoção das acções encetadas pelos municípios no que toca à salvaguarda dos seus centros históricos.
Segundo a APMCH, “o Dia Nacional dos Centros Históricos tornou-se como que o 10 de Junho do património em Portugal. Com efeito, sem prejuízo das iniciativas promovidas em cada município, é, anualmente, designada uma autarquia para centralizar, em termos oficiais, as comemorações de tal acontecimento”. © NCV

Sem comentários: