1 de novembro de 2019

Hoje é Dia de "pedir os Santos" em Castelo de Vide

Foto © Arquivo-Vera Esteves/NCV

A festa do dia de Todos os Santos é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. A Igreja Católica celebra a Festum omnium sanctorum a 1 de Novembro.

Em Castelo de Vide a tradição é grande e muito arreigada. As crianças reúnem-se em grupos, apetrechados com bolsas vão "pedir os santos" e alguns ainda cantam a seguinte canção:
Senhora dê-me dos Santos,
Pela alma dos seus defuntos,
Que lá estarão na Santa Cruz,
Para sempre Ámen Jesus!”

Faz parte da tradição as crianças pedirem os santos, mas geralmente recebem apenas dinheiro ou guloseimas. As crianças pedem os “santinhos” apenas na parte da manhã. Da parte da tarde algumas crianças vão até ao campo, principalmente às quintas que ficam mais perto da Vila.
Como estas pessoas têm pouco dinheiro, têm sempre a mesa posta com belos petiscos e os mais velhinhos bebem licores e geralmente oferecem-se frutos secos.
Antigamente recebiam outros presentes entre os quais se contavam maçãs, romãs, castanhas, dinheiro, bolos, etc..
“Se por acaso a dona da casa não lhes dava os “santinhos”, os miúdos respondiam-lhe duma forma muito malcriada” - recorda ainda o site da Autarquia.
Por outro lado, “nestes dias era habitual comer-se ao almoço um prato de papas de milho, com açúcar com mel ou com leite. Era habitual realizar-se missa e os bailes finalizavam o dia”.
A nossa cultura é muito rica em provérbios, frases feitas e ditos populares, deixamos aqui alguns exemplos alusivos ao Dia de Todos os Santos:
Dos Santos ao Natal é bom chover e melhor nevar.
Dos Santos ao Natal, é Inverno natural.
Depois dos Santos, neve nos campos.
Dos Santos ao Advento, nem muita chuva nem muito vento.
Pelos Santos trigo semeado, fruto arrancado.

© NCV

Sem comentários: