25 de novembro de 2019

Marco Oliveira (UGT Portalegre) indicado como membro de Comité da CES - Confederação Europeia de Sindicatos

Foto © UGTPortalegre/NCV
Marco António Oliveira.
Marco António Oliveira, Presidente da UGT Portalegre, foi indicado Comissão Executiva do Conselho Sindical Inter-regional, Alentejo/Extremadura (CSIR). para membro efectivo do Comité de Coordenação da Negociação Colectiva e dos Salários da CES - Confederação Europeia de Sindicatos.
A decisão foi tomada na manhã de ontem, dia 22 de Novembro, durante uma reunião dessa Comissão Executiva do Conselho Sindical Inter-regional Alentejo/Extremadura (CSIR) que teve lugar na Sala Comendadora Domingas Valente do Convento de Santa Clara, Biblioteca Municipal, em Portalegre.
Programas europeus e fundos estruturais
Da ordem de trabalhos fizeram ainda parte a análise da participação do CSIR Alentejo/Extremadura ao nível europeu, mais concretamente no âmbito da CES – Confederação Europeia de Sindicatos, assim como o balanço do mandato 2018/2020, por parte da UGT Alentejo, com uma passagem pela análise aos programas europeus e fundos estruturais, nomeadamente da participação no Interreg 2014/2020 e 2030.
UGT Portalegre preside ao CSIR
A União de Sindicatos, UGT Portalegre, mantém a presidência do CSIR Alentejo/Extremadura (Conselho Sindical Inter-regional), constituído em 1994, que reúne também a restante estrutura da UGT Alentejo (Portalegre, Évora e Beja), a UGT Extremadura, a CGTP-IN Alentejo e as CCOO – Comissiones Obreras de Extremadura, num total de 12 elementos que representam a Comissão Executiva, e que é um instrumento criado pela Confederação Europeia de Sindicatos (CES) para fomentar "a cooperação transfronteiriça entre os sindicatos dos países vizinhos, com o objectivo de defender os interesses comuns dos trabalhadores."
A actividade dos CSIR (existem mais três na relação Portugal/Espanha) centra-se na mobilidade transfronteiriça, o direito à livre circulação, a manutenção dos direitos, e a vigilância e luta contra o dumping económico e social. © NCV

Sem comentários: