8 de novembro de 2019

"Nova Carta Arqueológica do Território de Castelo de Vide" será apresentada no dia 9 de Dezembro (2ª feira) no Centro Municipal de Cultura

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
A "Nova Carta Arqueológica do Território de Castelo de Vide" vai ser apresentada no próximo dia 9 de Dezembro (uma 2ª feira) no Centro Municipal de Cultura, pelas 15:30 horas.
Ao anunciar o evento, o Presidente da Câmara Municipal tornou ainda público que na ocasião será tambŕem divulgado o Calendário de Eventos 2020.
Trabalho de Sara Prata custou 43.950 euros (mais IVA)
Esta “Nova Carta Arqueológica de Castelo de Vide” foi elaborada por decisão do Presidente da Câmara Municipal, António Pita, tomada em Abril passado tendo o trabalho sido confiado por ajuste direto à arqueóloga Sara Maria Sena Esteves Prata, residente em Portela de Loures, pelo valor de 43.950 euros (mais IVA). 

Segundo Sara Prata esclareceu ao NCV, o que vai ser apresentado no dia 9 de Dezembro é o projeto que está em curso e tem uma duração de 2 anos. “A ideia é explicar em que consiste o trabalho, como se realiza, quais os objetivos etc".
"Equipa especializada (de) que os serviços municipais não dispõem”
“Para a concretização de uma Nova Carta Arqueológica de Castelo de Vide, será necessário realizar um estudo diacrónico sobre o território rural do concelho de Castelo de Vide”, lê-se no despacho original do autarca, que adianta ainda que “a elaboração deste estudo a realizar no âmbito da Nova Carta Arqueológica de Castelo de Vide, é de abrangência muito especializada, exigindo uma equipa especializada na matéria em questão, que os serviços municipais não dispõem”.
Contrato gerido por Ângela Maximiniano
Neste seu despacho o autarca não fez qualquer referência à Secção de Arqueologia do Município a cujos quadros pertenceu, e considera que “neste momento, os serviços municipais não abrangem as áreas do conhecimento necessárias para a elaboração dos estudos, pelo que fica deste modo justificada a impossibilidade de satisfação das necessidades por via de recursos próprios do Município, conforme informação do serviço Sócio-Cultural”.
Sara Prata fez ainda questão de referir em mensagem diriga ao NCV que "naturalmente o projeto está a ser desenvolvido com a Secção de Arqueologia da Câmara Municipal”. 
Para a gestão do contrato foi designada a Técnica Superior, Ângela do Carmo Santana Maximiniano. © NCV

Sem comentários: