9 de novembro de 2019

XXXVI Feira da Castanha - Festa do Castanheiro decorre hoje e amanhã em Marvão

Clicar na imagem para ampliar o cartaz-programa.
O Município de Marvão promove neste fim-de-semana, dias 9 e 10 de Novembro, a 36ª edição da Feira da Castanha - Festa do Castanheiro, em homenagem a uma espécie endógena do concelho e da região, o castanheiro, e o seu fruto, a castanha (certificada como produto de Denominação de Origem Protegida - DOP).
A castanha no microclima da Serra de São Mamede
Com o intuito de preservar, valorizar e divulgar os produtos endógenos do concelho, na festa em que a castanha é rainha, ao longo deste fim-de-semana celebra-se a colheita de um fruto de caraterísticas únicas, proporcionadas pelo microclima da Serra de São Mamede.
Durante dois dias, a Feira da Castanha transforma a vila de Marvão numa autêntica montra do mundo rural, onde se pode encontrar o que de melhor se produz no concelho, como os frutos secos, os enchidos, azeite, licores, vinho, queijos, compotas ou doces regionais.
Em diversos espaços públicos e particulares será possível encontrar artesãos, entre os quais, os que trabalham os bordados tradicionais com casca de castanha, ou a cestaria em madeiro de castanheiro. Um artesanato que tem como matéria-prima o castanheiro e que faz parte do património cultural marvanense.
Quatro magustos com vinho da região
Como é hábito, nos Largos do Terreiro, de Santa Maria, do Pelourinho e do Espírito Santo vão estar situados os quatro tradicionais magustos com a melhor castanha assada e vinho da região.
A animação do evento está assegurada com a presença de grupos folclóricos, de música popular portuguesa, fanfarras, grupos de bombos, de cante alentejano, animação circense e teatro de rua. Para o palco principal estão agendadas as atuações de Iran Costa, Os Dona Zéfinha, Cristiana Sá & Companhia e dos marvanenses Cant’Areias.
Entradas de 1 euro revertem para os Bombeiros de Marvão
A entrada na Feira da Castanha tem um fim solidário: custa um euro e a receita reverte, na sua totalidade, para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão.
Para comodidade de quem visita a Feira da Castanha, o Município e a Rodoviária do Alentejo disponibilizam um serviço de transporte coletivo regular (custo de 1,50€ ida e volta), com pontos de partida na Portagem, em Santo António das Areias e na Beirã, onde existem diversos parques de estacionamento.
Quinzena Gastronómica da Castanha em 17 restaurantes de Marvão
Paralelamente a este certame, realiza-se, entre os dias 9 e 24 de novembro, em dezassete restaurantes aderentes do concelho, a Quinzena Gastronómica da Castanha, onde o visitante poderá deliciar-se com as melhores e mais variadas receitas, feitas à base deste fruto.
Uma iniciativa que pretende incentivar a utilização da castanha de Marvão na gastronomia, motivando a sua inclusão nas ementas e pratos típicos dos restaurantes do concelho. Esta Quinzena Gastronómica pretende ainda promover a marca “Marvão Bom Gosto” e o concelho como “destino gastronómico de eleição”. © NCV
Clicar na imagem para ampliar a listagem de restaurantes.

Sem comentários: