11 de dezembro de 2019

Marvão remodela rede de iluminação pública da Vila

Fotos © CMM/NCV
Fotos © CMM/NCV
Tiveram início em Marvão os trabalhos de remodelação da rede de iluminação pública da vila, com a substituição da fonte de luz existente em 145 luminárias, por uma fonte de luz LED (Retrofit).
investimento de 60 mil euros poupa 10 700 por ano
Esta implementação representa um investimento total de cerca de 60 mil euros, financiado a 85% pela operação “Modernização, dinamização e animação da rede de equipamentos e espaços culturais de Marvão - 1.ª Fase”. Para além de resolver os problemas de funcionamento dos sistemas existentes, que apresentavam falhas constantes, a iniciativa permitirá reduzir o consumo anual de praticamente 64.000 kWh de energia elétrica (6,4% do consumo total da IP do Município de Marvão), evitando a emissão de mais de 30 toneladas de CO2 para a atmosfera e reduzindo os custos anuais com energia elétrica em mais de 10.700 euros.
O acompanhamento dos trabalhos e as tarefas de gestão e monitorização dos sistemas de iluminação LED será feito com o apoio da AREANATejo - Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo.
Mantida estética das luminárias
Apesar da estética das luminárias não sofrer alterações, a temperatura de cor das lâmpadas vai realçar a cor natural dos objetos e da envolvente e, ao mesmo tempo, por ser uma temperatura de cor na gama “branco quente”, vai permitir manter o ambiente e o estilo caraterísticos da vila de Marvão.
Cada luminária está equipada com um sistema de controlo por “bluetooth” que permite, a partir do solo, ligar ou desligar a luminária, adaptar os perfis de “dimming”, ler dados de diagnóstico e ter acesso a um vasto conjunto de informações e dados que permitem efetuar, de forma precisa, uma correta gestão da rede de iluminação pública, demonstrando desta forma um carácter inovador e dinâmico. © NCV

Sem comentários: