11 de dezembro de 2019

Restauro da sala e capela da Casa do Morgado vai ser confiado a Alexandre Maniés por ajuste direto

Fotos © D.R./NCV
O Presidente da Câmara Municipal determinou por despacho, datado de 2 de Dezembro, que se proceda à abertura de procedimento tendente à contratação da prestação de serviços para “Recuperação e Requalificação do Imóvel ‘Casa do Morgado’ - Museu da Inquisição - “Conservação e Restauro de Bens Móveis Integrados“, no âmbito da Candidatura “Valorizar a Rota do Património Judaico de Castelo de Vide com as ferramentas do século XXI”, consultando-se para o efeito a empresa do especialista castelovidense Alexandre Maniés – Conservação e Restauro, Unipessoal, Lda, com sede no Porto. 
Clicar na imagem para ampliar.
Na mesma data foi emitido pelo autarca o necessário parecer prévio vinculativo favorável à contratação desta prestação de serviços por ajuste direto e dois dias depois outro despacho aprovou a escolha do procedimento, as peças do mesmo, o preço base bem como a dispensa da nomeação do júri, designando para Gestor do Contrato o Arquiteto Luís Pedro Nogueira da Silva Cruz, nos termos do Código dos Contratos Públicos. 
“Tesouros artísticos em elevado estado de degradação” 
A obra cuja intenção já tinha sido divulgada (ver notícia AQUI) constitui uma segunda fase das intervenções (restauro e conteúdos) - que ascenderá a cerca de 300 mil euros - do futuro espaço museológico Casa da Inquisição, que terá lugar na popularmente designada Casa do Morgado. 
As intervenções objeto deste ajuste direto visam recuperar as pinturas da capela, retábulo e tela pintada, molduras e armário pintado de sala, considerados “autênticos tesouros artísticos que se encontram em elevado estado de degradação”. © NCV
Fotos © D.R./NCV

Sem comentários: