9 de fevereiro de 2020

Quinzena Gastronómica das Comidas d'Azeite até 23 de Fevereiro em 14 restaurantes de Marvão

Clicar na imagem para ampliar a lista.
Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
A 15ª edição da Quinzena Gastronómica das Comidas d’Azeite arranca este domingo, dia 9 de Fevereiro, às 11 horas, na aldeia de Galegos, com uma visita guiada ao Museu/Lagar Melara Picado Nunes.
Já no recinto da Casa do Povo de Porto da Espada, a partir das 12 horas, realiza-se um mercado de produtos locais, que antecede o tradicional almoço convívio das Comidas d’Azeite. Servido pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa “Portus Gladii”, e com a animação do grupo de música popular “Voz Amiga”, este repasto marca também o início de uma Quinzena Gastronómica inteiramente dedicada aos “comeres do lagar”.
Catorze restaurantes aderentes
Ao longo da Quinzena Quinzena Gastronómica, os 14 restaurantes aderentes em Marvão (4), Portagem (6), Escusa (1), Alvarrões (1), Porto da Espada (1) e Santo António das Areias (1) vão dar o papel principal ao azeite e apresentar, nas suas ementas, os mais variados pratos, confecionados com base neste ingrediente essencial e quase omnipresente na gastronomia marvanense.
Nos catorze estabelecimentos que participam nesta iniciativa, onde “o azeite é rei e senhor”, poderá encontrar pratos tão diversos como a açorda alentejana, bacalhau com capa de grão à lagareiro, galinha do campo tostada em azeite, borreguinho em azeite à alentejana, couvada de polvo com azeite cru à portuguesa, pudim de azeite e mel, entre muitos outros. © NCV

Sem comentários: