29 de maio de 2020

CIMAA iniciou junto à barragem de Póvoa e Meadas os trabalhos de controlo de espécies exóticas invasoras

Fotos © CIMAA/NCV
Foto © CIMAA/NCV
Com o corte dos primeiros hectares de acácias, teve início ontem, quinta-feira dia 28 de Maio, na zona envolvente da barragem de Póvoa e Meadas, a primeira fase dos trabalhos de prevenção, controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras nas zonas protegidas da região e consideradas património natural.
Carlos Nogueiro, secretário executivo da CIMAA, entidade responsável pelo planeamento e coordenação dos trabalhos: explica que “o controlo destas espécies invasoras é de extrema importância, pois elas impedem que as espécies autóctones, nomeadamente carvalhos e medronheiros, entre outras, existam e se desenvolvam nos seus locais naturais”.
Acrescenta ainda que estas espécies invasoras “perturbam os habitats naturais existentes criando uma ameaça à biodiversidade".
Projeto de 425 mil euros em Castelo de Vide, Marvão e Portalegre
Os trabalhos agora iniciados serão feitos na sequência da aprovação de uma candidatura da CIMAA ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), envolvendo uma verba de cerca de 425 mil euros.
O objetivo principal desta ação agora no terreno é preservar, controlar e erradicar espécies exóticas invasoras em áreas integradas na Rede Natura 2000 (Sítio de Importância Comunitária de São Mamede) e em áreas protegidas de âmbito nacional (Parque Natural da Serra de São Mamede).
Os trabalhos decorrem em colaboração com os municípios abrangidos pela operação: Castelo de Vide, Marvão e Portalegre. © NCV

Sem comentários: