21 de maio de 2020

Quinta-feira da Ascenção:
hoje é Dia da Espiga!

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Por se comemorar na quinta-feira o chamado “dia da espiga”, o dia da Ascensão e ainda o dia da Hora, a Proposta de Fim-de-Semana da Câmara Municipal para esta semana sugere que “se vá até ao campo apanhar a “e”spiga” que simbolizam a bênção dos primeiros frutos. Para além de “ir ao Teatro aplaudir e divertir-se” com a peça teatral em 3 quadros. “Maria Não Sejas Francesa” pela Sociedade Recreativa e Dramática Eborense e com Encenação e Prólogo de José Saloio.
Por fim no Domingo “mexa-se, mexa-se que é bom, para a sua saúde e faça a caminhada pela “Obesidade”.
5ª feira da Ascensão, da Espiga ou Dia da Hora
Esta Quinta-feira é assinalada no calendário cristão como da “Ascensão”, e – para além de ser o Dia Internacional dos Museus - igualmente como dia da “Hora” e ainda como dia da “Espiga”, em que tradicionalmente se ia ao campo colher um ramo em que a espiga de trigo era o elemento mais simbólico. Compunham igualmente o ramo, malmequeres, papoilas, um ramo de oliveira, um ramo de parreira e um pé de alecrim.
A simbologia associada a cada elemento era a seguinte: Espiga – Pão; Malmequer – Ouro e prata; Papoila – Amor e vida; Oliveira – Azeite e paz; Videira – Vinho e alegria; e Alecrim – Saúde e força. © NCV

Sem comentários: