30 de maio de 2020

Última hora: Conselho Económico Paroquial não aprovou venda da Ermida de S. Miguel

Foto © AMP Busca/NCV (arquivo)
Foto © AMP Busca/NCV (arquivo)
Na sua reunião de ontem o Conselho Económico Paroquial não aprovou a venda do terreno na Serra de S. Paulo junto à Senhora da Penha onde está implantada a Ermida de S. Miguel (ver notícia com todas as informações AQUI).
A solicitação do Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, a decisão foi tomada apenas com um voto a favor e dois votos contra, com abstenção do pároco cónego Tarcísio Alves.
Ermida ligada ao cripto-judaísmo castelo-vidense
Recorda-se que, de acordo com o estipulado  no cânone 1292 do Código do Direito Canónico, tratando-se de um bem com valor histórico, embora pobre de valor artístico, só pode ser alienado com o consentimento expresso da Santa Sé. 
Implantada num terreno de cerca de um hectare que pertence à Fábrica da Igreja, a Igreja de S. Miguel constitui uma das cinco igrejas de Castelo de Vide representadas por Duarte d' Armas, ligada ao cripto-judaísmo castelo-vidense e registando vestígios arqueológicos por debaixo do edificado. 
Necessidade de classificação
Especialistas contactados sobre este assunto pelo NCV referem a necessidade de se enveredar por um processo de classificação deste e de outros (muitos) ativos do património concelhio (religiosos e não só) que, neste momento e apesar do seu inegável interesse histórico, cultural e artístico, não estão devidamente protegidos e salvaguardados. 
Um caso muito concreto é o da própria Igreja deNossa Senhora da Penha. © NCV

Sem comentários: