5 de junho de 2020

Câmara Municipal de Nisa concretizou 400 testes à Covid-19 e pode realizar mais 600 casos seja necessário

Foto © CMN/NCV
A Câmara Municipal de Nisa fez um balanço da operação de despistagem à Covid-19, que acaba de tornar público. Entre 14 de Abril e 29 de Maio a campanha de despistagem levada a cabo num período de 46 dias, concretizou 400 testes de despistagem à COVID-19.
Ao longo de mais de um mês, foram efetuados 102 testes no Centro Social de Tolosa, 98 testes na Santa Casa da Misericórdia de Alpalhão, 86 testes na Santa Casa da Misericórdia de Amieira do Tejo, 55 testes na Santa Casa da Misericórdia de Arez, e 59 testes no Agrupamento de Escolas de Nisa.
Campanha está suspensa
A campanha está de momento suspensa, “em linha com a operação paralela encetada pela Segurança Social incidiu nas Estruturas Residenciais para Idosos de IPSS’s que, à data, se encontravam a laborar com equipas em espelho, e no Agrupamento de Escolas de Nisa, no âmbito do regresso às aulas presenciais (secundário e pré-escolar), testando um total de 335 funcionários das IPSS’s, 24 professores e educadores de infância, 35 funcionários do Agrupamento de Escolas e ainda 6 idosos institucionalizados, estes últimos retornados de unidades hospitalares ou novos entrantes nas instituições.
Investimento de 110 mil euros
O investimento total do Município de Nisa em testagem foi de 110 000 euros e  “ainda existe capacidade imediata para realização de cerca de 600 testes à Covid-19”. Por isso “se a situação se revelar premente de retoma ao rastreio, o Município de Nisa agirá em conformidade”.
As demais ERPI’s do Concelho não foram integradas na iniciativa do município de Nisa em virtude de, à data, não se encontrarem ainda a funcionar em casulo. No início contou- se com a colaboração da ULSNA através da cedência de Enfermeiros para a realização das colheitas. Contudo, o início do mesmo trabalho por parte da Segurança Social, em 24 de abril, o Município deu continuidade ao exercício de despistagem, antes iniciado, apenas com os seus próprios meios.
Laboratório referenciado pela DGS
A campanha de testagem do Município de Nisa foi executada através de um laboratório referenciado pela DGS, sendo os testes efetuados por PCR-RT em Unidade de Biologia/Patologia Molecular, com colheitas efetuadas por exsudado nasofaríngeo.
“Dois meses volvidos após o início deste exercício, o Município de Nisa congratula-se com o trabalho realizado, bem como com os resultados obtidos, tendo sido apenas registado um caso positivo, assintomático, e que graças a esta campanha foi atempadamente identificado, encontrando-se em isolamento profilático”. © NCV

Sem comentários: