13 de julho de 2020

Faleceu Rui Manuel Roque Moura
- funeral realiza-se amanhã de manhã

Rui Moura.
Rui Manuel Roque Moura faleceu ontem em sua casa em Marvão. O velório decorre hoje na Casa Mortuária de Castelo de Vide e o funeral realiza-e amanhã pelas 11 horas para o cemitério local, precedido de missa de corpos presente pelas 10:30 horas.
Apesar de enfrentar uma doença prolongada, a notícia colheu de surpresa e foi recebida com forte emoção pela comunidade castelovidense, nomeadamente pelos estratos jovens e adultos jovens junto dos quais gozava de grande populardade.
Com 38 anos de idade (nasceu em 27 de Janeiro de 1982) Rui Moura era licenciado em animação sócio cultural pela Escola Superior de Educação de Portalegre e exercia a sua profissão de animador socio-cultural na Santa Casa da Misericórdia de Marvão. Deixa dois filhos menores.
Era atualmente presidente da direção da ADCV - Associação Desportiva de Castelo de Vide desde 2018 e no mandato anterior (2016-2018) tinha sido secretário da Direção. Foi neste seu mandato que foi relançada a secção de atletismo que rapidamente obteve inúmeros e variados sucessos desportivos.
Entre 2006 e 2011 foi Presidente da Direção da Ekosiuvenis e depois foi Presidente da Mesa Assembleia Geral (2011 a 2012). Nesta instituição desempenhou ainda as funções de Secretário da Direção entre 2001 e 2004 e era sócio honorário desde 2012.
Rui Moura também integrou a Direção da Sociedade 1º Dezembro durante os mandatos de André Barrigas e esteve sempre muito ligado ao desporto aventura através da empresa Além Mais, e agora com o Além Mais Fitness (ginásio).
“O segredo é nunca desistir!”
A lutar  nos últimos tempos com valentia contra a doença, Rui Moura deixava no passado dia 9 de Julho no seu mural no Facebook uma mensagem aos seus muitos amigos e conhecidos: “todas as dificuldades, todos os finais, são oportunidades para recomeçar, para renovar. E enquanto houver vida, esperança e capacidade para lutar, tudo o que você desejar, sonhar, você pode alcançar. O segredo é nunca desistir!”.
Mensagens da ADCV e da AF de Portalegre
“O nosso Presidente partiu, ficamos sem voz, sem ar, num compasso de espera, a vida é efémera. Um menino, jovem e homem que se tornou, tendo a garra a coragem e a ambição de chegar sempre mais longe, sempre juntos nesta correria que é a vida. A nossa gratidão por teres feito parte desta associação e de outras, por teres dado de ti sem receberes nada em troca, por teres esse coração humilde, e por vibrares nessa tua grande essência positiva. Até sempre, vais ser sempre o nosso Presidente.Descansa em paz Presidente Rui Moura”.
Por seu lado, nas redes sociais também a Associação de Futebol de Portalegre “lamentou profundamente o falecimento de Rui Moura, Presidente da Associação Desportiva de Castelo de Vide. Endereçamos à família, ao clube e a todos os amigos do Rui as mais sentidas condolências”.
Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre
“Hoje um dos nossos partiu, Rui Moura, presidente da Associação Desportiva de Castelo de Vide, deixou-nos, ele que venceu tantas e tantas lutas, que muito fez pelo associativismo no concelho de Castelo de Vide, responsável pelo nascimento do projecto de atletismo naquela região, não conseguiu vencer a sua ultima batalha.
Este dia será para sempre um dia triste na família AADP. A toda a família e amigos, a Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, manifesta o seu profundo pesar. Ate sempre amigo Rui!”
Nota de Pesar da Associação Ekosiuvenis“Hoje partiu um dos nossos. Um dos nossos melhores! Faleceu Rui Moura, sócio honorário da Ekosiuvenis, envolvido no dia-a-dia da associação desde o ano 2001, Presidente da Direção entre 2006 e 2011 e Presidente da Assembleia Geral de Sócios entre 2011 e 2012.
Trilhou um percurso ímpar no seio da Ekosiuvenis e também no tecido associativo local, inigualavelmente sorridente e bem disposto, cheio de força, de garra e de projetos, com as características e atitudes de um incrível ser humano.
A Ekosiuvenis lamenta profundamente a sua partida extemporânea e endereça a toda família e amigos as suas mais sentidas condolências”.Mensagem de pesar de António Pita
“O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide António Pita lamenta, com profunda consternação, o falecimento do Presidente da Associação Desportiva de Castelo de Vide, Rui Moura.
Foi com profundo sentimento de pesar que recebemos a notícia do falecimento de Rui Moura, presidente da ADCV. Será sempre lembrado pelo seu espírito construtivo, pró-actividade, dinamismo e enorme paixão pelo desenvolvimento do desporto da nossa terra.
À família, à Associação Desportiva de Castelo de Vide e amigos a Câmara Municipal endereça sentidas condolências”. © NCV

Sem comentários: