1 de julho de 2020

Projeto “Entre Diálogos”:
já se encontra no prelo a obra “Diálogos com os Colóquios” de João José Alves Dias

Clicar na imagem para ampliar.
A obra intitulada “Diálogos com os Colóquios” da autoria de João José Alves Dias já se encontra no prelo e em breve poderá estar disponível nas livrarias nacionais e locais, assim como na Biblioteca Municipal Laranjo Coelho, em Castelo de Vide e na Biblioteca do Agrupamento de Escolas EBI Garcia d’Orta.
O anúncio é feito pelo Grupo de Amigos de Castelo de Vide através de uma nota de imprensa que assinala o Dia Mundial das Bibliotecas que se comemora hoje, dia 1 de Julho.
A obra enquadra-se ainda no projeto “Entre Diálogos“, que assinalou os 450 anos da morte de Garcia d’Orta e complementa a recente edição fac simile da sua obra “Colóquios dos Simples” desenvolvida no âmbito daquele projeto sob a responsabilidade e em articulação com a Biblioteca Nacional de Portugal.
A obra vista pelo seu autor
De acordo com o autor, João Alves Dias, “um livro, apenas como livro objeto, também pode e deve ser interrogado e investigado. A preparação de uma edição fac-similada de uma obra impressa é forçosamente diferente da publicação de uma obra manuscrita.
Um manuscrito é, por definição, único – dado apenas poder ser escrito, pela mesma mão, num mesmo espaço de tempo, um exemplar –, e por mais vezes que seja copiado, nunca, repetimos, nunca é igual.
Um impresso, pelo contrário, leva a que precipitadamente se imagine e se afirme que todos os exemplares são iguais. Será que é verdade? Não, não o é!
E é dessa investigação – da investigação com cada um dos exemplares – que resultou o diálogo travado com os Colóquios.
Mas não é sobre o conteúdo de Colóquios que trata esta apresentação. É, antes, repetimos, sobre o livro, o livro como livro. O livro como os livros que teoricamente existem em mais algumas dezenas, poucas, de Bibliotecas e que constituem gerações de irmãos. É o livro que é o interlocutor neste diálogo…”
Quem é João José Alves Dias?
João José Alves Dias nasceu em Abrantes, a 1 de Outubro de 1957. Licenciado (1982), doutorado (1993) e agregado (2000) em História, é professor do Departamento de História (desde Novembro de 1982) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde lecciona as cadeiras de Cultura em Portugal (Séculos XV-XVIII), História de Portugal Moderno (sécs. XV-XVII), História do Livro Impresso, Paleografia e Diplomática, Paleografia Medieval, Paleografia Moderna, tendo vasta obra publicada em todas estas especialidades. É também director (desde 1993) do Centro de Estudos Históricos da UNL e Investigador Integrado do Centro de História de Além-Mar (CHAM). É ainda director (desde 2014) da revista Fragmenta Historica: Revista do Centro de Estudos Históricos da UNL.
De entre os trabalhos sobre a história do livro impresso indicam-se os últimos: Amato Lusitano e a sua obra: séculos XVI e XVII, 2011; Cardeal D. Henrique: Obra Impressa, 2012; Ordenações Manuelinas 500 anos depois : Os dois primeiros sistemas (1512-1519), 2012; Foral de Aldeia Galega do Ribatejo (1514), 2014. Coordenou Portugal do Renascimento à Crise Dinástica, vol. V da Nova História de Portugal (dir. de A. H. de Oliveira Marques e Joel Serrão), 1998.
Comunicado do Grupo de Amigos de Castelo de Vide
“Damos a conhecer, hoje, no Dia Mundial das Bibliotecas, 1 de Julho, a capa do livro e notas do seu autor, esperando, deste modo, contribuir para as releituras de uma obra universal, 450 anos depois da morte do seu autor, o castelovidense Garcia de Orta.
Agradecimentos
Um agradecimento muito grande da parte da proponente do “Entre Diálogos“, Maria do Carmo Fernandes e da associação Grupo de Amigos de Castelo de Vide por ela representada ao Professor Doutor João Alves Dias, ilustre académico e investigador, autor do estudo, bem como à Dra Inês Cordeiro, mediadora deste processo através da Biblioteca Nacional de Portugal, à Direção Regional de Cultura do Alentejo, que tem acompanhado o decorrer dos trabalhos.
Este projeto foi integrado no Primeiro Orçamento Participativo de Portugal, na pasta da Cultura, cuja grande impulsionadora do OPP foi a atual Senhora Ministra Dra Graça Fonseca.
Lançamento antes do final do ano
Dado o inegável interesse desta obra, prevê-se o lançamento, antes do final do ano, na BNP, em Lisboa, junto de um círculo de académicos, interessados, com o cumprimento das regras da Direção Geral de Saúde.
A obra, que se encontra no prelo, estará disponível nas livrarias nacionais, locais, assim como na Biblioteca Municipal Laranjo Coelho, em Castelo de Vide e na Biblioteca do Agrupamento de Escolas E,BI Garcia d’Orta”. © NCV
(Subtítulos da responsabilidade da Redação)

Sem comentários: