24 de setembro de 2020

Campeonatos Nacionais de Contrarrelógio custaram ao erário municipal 14 mil euros além de apoio logístico

Para além de um diversificado “apoio logístico por parte dos serviços do Município, a realização no passado fim-de-semana em Castelo de Vide dos Campeonatos Nacionais de Contrarrelógio (cadetes, juniores, sub23/Elites e Masters masculinos e femininos) custaram ao erário municipal um “apoio financeiro” para “ajudar a custear as despesas” de 14 000 euros à entidade organizadora Associação de Ciclismo da Beira Interior (ACBI).
Assim foi decidido, por proposta de António Pita, na última reunião do executivo Municipal por unanimidade da maioria dos membro nela presentes, que excluía o Presidente da Câmara Municipal.
Cobertura mediática e fidelização de eventos
António Pita justifica este apoio “por se tratar de um evento desportivo que tem uma cobertura mediática de enorme expressão, bem como pelo facto de se pretender continuar a fidelizar este tipo de iniciativas e dinâmicas no futuro próximo”.
A anteceder esta justificação outras surgem como considerandos da proposta do autarca. Por um lado a autorização dos eventos pela Federação Portuguesa de Ciclismo e pela DGS “com regras específicas” e o facto de terem sido redesenhados “por forma a garantir-se a segurança da prova e do distanciamento social com a comunidade”, isto “apesar de mobilizar um vasto número de atletas e de técnicos nas comitivas (participantes e Organização)”.
Vitalidade económica, promoção e sustentabilidade turística
Por outro lado os efeitos locais assim descritos: “este tipo de eventos têm vindo a ser fundamentados (sic) para vitalidade económica do Concelho, promoção da imagem, turística de Castelo de Vide e, ainda, fundamentais para a sustentabilidade das unidades hoteleiras, sobretudo, das que registam um maior número de quartos”.
Dificuldades financeiras dos hotéis
A rematar esta argumentação, António Pita sublinha que “são sobejamente conhecidas as dificuldades financeiras que estas unidades hoteleiras de maior dimensão (e com mais número de postos de trabalho) têm vindo a enfrentar ao longo do presente ano, devido à pandemia do Covid-19”. © NCV

Sem comentários: