20 de setembro de 2020

Castelo de Vide tem 10 militantes nas estruturas da Federação Distrital de Portalegre do Partido Socialista

Fotos © PS/NCV
No seu conjunto, Castelo de Vide tem agora dez militantes nas estruturas distritais do PS Federação de Portalegre do Partido Socialista (PS), na sequência do XIX Congresso da Federação Distrital de Portalegre que teve lugar no passado fim-de-semana em Arronches
Essa presença no órgãos federativos para o biénio 2020 – 2022 são António Simão, João Diogo Carlos, Débora Batista e João Augusto Alexandre na Comissão Política Distrital, João Palmeiro Novo na Comissão Distrital de Jurisdição da Federação e Josefina Maniés na Comissão de Fiscalização Económica e Financeira da Federação. Por inerência, Filipe Ventura da Luz, Cecília Oliveira e Tiago Malato acompanham os anteriores na Comissão Política Distrital.
Acresce ainda Raquel Sutil, na sua condição de representante da Juventude Socialista - Federação Distrital de Portalegre na Comissão Política Distrital do PS.
Luís Testa passa testemunho a Ricardo Pinheiro
O Congresso foi marcado pela passagem de testemunho de Luís Moreira Testa para o Ricardo Pinheiro, e contou com a participação de Nelson de Souza – dirigente nacional do Partido Socialista e Ministro do Planeamento – na sessão de encerramento. Os delegados locais João Diogo Carlos e Débora Batista foram eleitos no início dos trabalhos para Secretário da Mesa do Congresso e para integrar da Comissão de Verificação de Poderes do Congresso, respetivamente.
Filipe Luz: proximidade e trabalho conujunto
Foto © PS/NCV
No decurso dos trabalhos o Presidente de Concelhia, Filipe Ventura da Luz, dirigiu-se ao Congresso (ver vídeo junto) para deixar “palavras de reconhecimento ao camarada Luís Moreira Testa”, Presidente da estrutura distrital socialista ao longo dos últimos 8 anos, e para “expressar o total apoio” ao recém-eleito Presidente da Federação – Ricardo Pinheiro – “e vincar a necessidade de proximidade e de trabalho conjunto para garantir um futuro prósperos para os nossos territórios”.
Praia fluvial na Barragem de Póvoa e Meadas
"O que a Barragem de Póvoa e Meadas precisa não é de um novo dono. O que a Barragem de Póvoa e Meadas precisa é de um protocolo com a APA para a construção da praia fluvial que tanto precisa e merece. O importante não é de quem são os territórios, mas sim a sua requalificação e valorização em prol da comunidade. O importante são externalidades positivas que a comunidade e os agentes económicos retirarão dessa obra", destacou o dirigente socialista na sua alocução.
JS apresentou 3 moções setoriais
Fotos © JS/NCV
Por seu lado, a Juvetude Socialista voltou a mostrar a sua mobilização e agenda, com a apresentação de 3 moções setoriais, com os seguintes temas:
“Por uma luta nunca acabada e sem tréguas - Contra o discurso de ódio e os extremismos”; “Reforçar a transparência na governação local – alterar a lei eleitoral para os órgãos municipais” e “Criação de um Juízo Especializado de Família e Menores no Tribunal Judicial da Comarca de Portalegre – A Justiça equitativa!”
João Diogo Carlos: há “uma geração de jovens com provas dadas”
Foto © JS/NCV
Durante os trabalhos, João Diogo Carlos (JS) dirigiu-se também ao Congresso (ver vídeo junto) para frisar a importância da inclusão de jovens e renovação de listas nas próximas eleições autárquicas.
"O Alto Alentejo tem hoje uma geração de jovens com provas dadas, nas mais variadas áreas de intervenção que podem ser, e também o querem ser, uma mais valia para o nosso território e para os seus concelhos e populações. É importante, que um território como o nosso, ambicione e consiga fixar os seus quadros mais jovens e qualificados”, sublinhou o dirigente local.
De Luís Testa para Ricardo Pinheiro
A Federação Distrital de Portalegre do Partido Socialista afirma ter saído do XIX Congresso Distrital ainda mais unida e reforçada para lutar pelos interesses da população do Alto Alentejo, a começar já com o olho nas próximas eleições autárquicas que acontecem no próximo ano. Ricardo Pinheiro recebeu o testemunho de Luís Moreira Testa e vai liderar o PS no distrito nos próximos dois anos. A moção apresentada insiste nas linhas do último mandato com uma política ainda mais alinhada para preparar as próximas eleições para os municípios.
Agenda comum dos candidatos às Presidências das Câmaras municipais
Um dos destaques desta sessão de trabalhos foi a proposta de Ricardo Pinheiro que propôs uma agenda comum que será subscrita por todos os candidatos à presidência de câmara nas próximas eleições autárquicas.
Em paralelo, o Partido Socialista “voltou a mostrar uma grande união e uma dinâmica muito fortes, na senda do que tem sido a forma de estar da organização no distrito. Conscientes dos desafios no futuro próximo, os delegados ao congresso definiram, por votação, os órgãos da Federação Distrital de Portalegre que vão, desde já, começar a trabalhar”. © NCV

Sem comentários: